Microsoft e HP se unem para gestão de dados

Data StorageHOME

A HP anuncia o lançamento do appliance Microsoft SQL Server 2012 Parallel Data Warehouse, que entrega uma plataforma completa e integrada com alta disponibilidade e performance, prioriza Big Data e propicia fácil gerenciamento com excelente ROI.   Por: João Miguel Mesquita  A Microsoft e a HP lançam seu novo appliance, o Microsoft SQL Server 2012

A HP anuncia o lançamento do appliance Microsoft SQL Server 2012 Parallel Data Warehouse, que entrega uma plataforma completa e integrada com alta disponibilidade e performance, prioriza Big Data e propicia fácil gerenciamento com excelente ROI.

 

Por: João Miguel Mesquita 

A Microsoft e a HP lançam seu novo appliance, o Microsoft SQL Server 2012 Parallel Data Warehouse, uma solução completa para gerenciar, armazenar e analisar dados a fim de propiciar insights de negócios valiosos de forma eficiente. O ‘Big Data’, ou seja, esse enorme volume de dados, nos mais diversos formatos, existente hoje nas empresas, e com previsão de crescimento exponencial, é uma questão que demanda cada vez mais atenção, não apenas das áreas de TI, mas de toda a corporação, que vê nesta tendência a possibilidade de desenvolver um processo estruturado de gerenciamento e transformação destes dados em informações que impactem nos negócios.

De acordo com o estudo “Global Enterprise Big Data Trends: 2013”, realizado pela Microsoft com quase 300 decisores de TI, cerca de 90% das empresas de médio e grande porte têm um orçamento dedicado a questões de big data e mais de dois terços pretendem implementar soluções relacionadas ao tema ao longo de 2013 – com as áreas de atendimento ao cliente, marketing e vendas puxando a demanda. E o Microsoft SQL Server 2012 vem justamente permitir às empresas acessarem e gerirem o crescente volume de dados corporativos, independente do tamanho ou formato, muitas vezes armazenados em diferentes bancos de dados (on premise ou na nuvem) e/ou dispositivos, em tempo hábil de tomar suas decisões de negócios.

De acordo com diretor da HP, Manoj Suvarna, o mais novo lançamento da companhia, o Microsoft SQL Server 2012 Parallel Data Warehouse atende às principais exigências que uma solução de gerenciamento de dados deve ter. Com mecanismo MPP (de processamento paralelo massivo, na sigla em inglês) e uma arquitetura ‘shared nothing’, o appliance entrega escala linear, começando de uma configuração para suportar desde poucos terabytes até seis petabytes de dados. A combinação do software Microsoft com a infraestrutura HP permite um desempenho de buscas até 100 vezes mais veloz do que era possível nas versões anteriores, garantindo, portando alta performance aos clientes.

Outra exigência do mercado é o rápido tempo de retorno, o que é possível já que a solução é um appliance entregue completo de fábrica, como um conjunto integrado de hardware e software, incluindo servidores, armazenamento, rede, ferramentas, software, serviços e suporte. A solução não é só pré-integrada, mas é apoiada pelos suportes da HP e Microsoft com a instalação no local e serviços de implementação.
Desenhado para integrar com Hadoop (plataforma de software em Java voltada para clusters e processamento de dados não estruturados), a solução é ideal para ambientes de “big data”. Essa integração permite aos clientes realizar análises abrangentes de dados estruturados, semi e não-estruturados que proporcionam insights de negócios e permitem tomadas de decisãoo melhores e mais rápidas.

O HP Support Pack Utility Suite, que acompanha o produto, permite promover um ambiente de gerenciamento simplificado, que tem sido um elemento fundamental do design. Este conjunto de ferramentas simplifica as atualizações e várias outras tarefas de manutenção em todo o sistema para garantir que ele rode continuamente com um desempenho excelente. Além disso, a solução é gerenciável por meio do Microsoft System Center, aproveitando a profunda integração com o HP Insight Control.

Concebida como parte de uma plataforma de ponta a ponta para gerenciamento de dados, o appliance integra armazenamento de dados com as soluções de BI para minimizar o custo de propriedade e foi reprojetado para minimizar o espaço e maximizar a facilidade de expansão.

Juntos, HP e Microsoft, têm mais de 30 anos de experiência na oferta de soluções integradas do desktop ao datacenter. O lançamento completa o portfólio de soluções HP Data Management, que oferece aos clientes a capacidade de obter insights sobre quaisquer dados, de qualquer tamanho, combinando o melhor do software Microsoft com a infraestrutura convergente da HP.

Para que o cliente desfrute de soluções completas, além do Parallel Data Warehouse, existem os seguintes appliances baseados em Microsoft SQL Server disponibilizados pela HP: o Database Consolidation Appliance (consolidação de servidores, virtualização e nuvens privadas); o Parallel Data Warehouse (PDW); assim como o Business Decision Appliance para demandas de BI; e o Business Data Warehouse Appliance.

Segundo Alexandre Kazuki, diretor de marketing da unidade de negócios ESSN da HP no Brasil, “a aposta da HP em appliances vem da constatação de que, em alguns casos, é melhor entregar uma solução completa aos clientes, oferecendo também expertise nas aplicações. As demandas específicas de BI, por exemplo, exigem um casamento perfeito entre software e hardware para garantir um ótimo desempenho, capaz de tratar adequadamente quantidades massivas de dados”.

Vantagens do SQL Server 2012

O SQL Server 2012 traz melhorias que estão relacionadas a três grandes pilares. O primeiro está relacionado a uma gama de funcionalidades para alta disponibilidade, segurança e performance para ambientes de missão crítica. O segundo tem a ver com a série de inovações e melhorias para Business Intelligence, que estará presente em todas as edições do produto. E o terceiro é que a solução permite operar com ambientes de Cloud Computing de acordo com a necessidade da empresa, seja em nuvem pública, privada ou ambiente híbrido, quando existe infraestrutura local e em nuvem.

Os resultados de um estudo encomendado pela Microsoft à Forrester Consulting para analisar os impactos da adoção do SQL Server 2012 revelam que o retorno sobre o investimento (ROI) obtido pelas empresas é de até 189% em 12 meses. “O Brasil, como um dos países que mais consome aparelhos celulares e tablets no mundo, faz do fenômeno da consumerização um grande desafio para os nossos gestores de TI. O fato de os dados estratégicos das empresas precisarem estar disponíveis em diversos dispositivos requer uma capacidade computacional antes inimaginável”, analisa Andre Echeverria, gerente geral de servidores da Microsoft Brasil.

O executivo pondera que para as organizações que têm ampla cobertura geográfica, gerenciam grandes massas de dados e se comunicam por meio de diferentes canais, essa questão é ainda mais crítica. “E a versão 2012 é capaz de oferecer agilidade, alta disponibilidade e redução de custos às empresas com tais demandas”, completa. O SQL Server 2012, que tem uma interface bastante familiar aos usuários de soluções Microsoft, pode ser facilmente integrado ao Excel, por meio do PowerPivot, e ao PowerPoint, por meio do Power View.

O Power View é um recurso que possibilita, de forma bastante simples, visualizar análises de dados de acordo com os indicadores de performance da companhia e facilmente exportá-los para o PowerPoint, gerando informações relevantes para o negócio. “É o que denominamos de self-service BI, ou seja, dados disponíveis para toda a empresa, de acordo com as necessidades de cada colaborador”, acrescenta Echeverria.

O SQL tem demonstrado resultados recordes em provas de desempenho (POCs), com destaque para a capacidade da plataforma de ser escalável para toda a organização. O novo recurso AlwaysOn, por exemplo, permite implementar rapidamente um plano de alta disponibilidade para recuperação de desastres, com acesso rápido e consistente aos dados, o que também se traduz em produtividade e em escalabilidade para acompanhar o crescimento das empresas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor