Microsoft lança programa para cidades inteligentes

HOME

A Microsoft anunciou durante o evento anual para parceiros, Worldwide Partner Conference (WPC), o lançamento do CityNext, iniciativa global que dá força para que cidades, empresas e cidadãos repensem o futuro. Cidades são centros de atividade industrial, econômica e de empreendedorismo que contribuem para o sucesso do restante do mundo. No entanto, do mesmo modo com que

A Microsoft anunciou durante o evento anual para parceiros, Worldwide Partner Conference (WPC), o lançamento do CityNext, iniciativa global que dá força para que cidades, empresas e cidadãos repensem o futuro. Cidades são centros de atividade industrial, econômica e de empreendedorismo que contribuem para o sucesso do restante do mundo. No entanto, do mesmo modo com que as cidades se configuram como um celeiro de oportunidades, concentram também muitos paradoxos e forças opostas, movidas pela rápida urbanização, necessidade de modernização e pressões por crescente austeridade econômica.

cidade_inteligente_01

O Microsoft CityNext oferece às cidades uma vasta rede de parceiros (Microsoft Partner Network) de mais de 430 mil especialistas em tecnologia para inovar hoje e criar um amanhã melhor. Ao alavancar um amplo portfólio de soluções familiares e seguras para softwares de negócios, dispositivos e serviços, além de contar com uma trajetória de sucesso da Microsoft em áreas como educação e programas sociais, o CityNext é um esforço coletivo que permite que cidades e pessoas realizem seus potenciais em plenitude.

No Brasil, as oportunidades de negócio para o Microsoft CityNext vão além da preparação do país para os grandes eventos dos próximos anos. “Acreditamos que a tecnologia pode colaborar com a gestão pública e otimizando os serviços aos cidadãos. Com os grandes eventos esportivos, vemos oportunidades no curto prazo com soluções para segurança, mas as soluções que propomos podem beneficiar diversas frentes como educação, saúde, transporte, entre outros”, disse Patricia Freitas, diretora para o setor público da Microsoft Brasil.

“As cidades têm um papel central em nossas vidas – agora e no futuro. A iniciativa Microsoft CityNext coloca o cidadão em primeiro lugar e constrói uma nova era de tecnologias colaborativas para engajar pessoas, negócios e líderes de governo em novas alternativas”, disse Laura Ipsen, vice-presidente corporativa de setor público da Microsoft. “Trabalhando com nossa vasta rede de parceiros, nós podemos criar soluções e serviços para fazer ‘o novo com menos’, permitindo que cidades se tornem mais competitivas no mercado global, contribuam com o engajamento de seus cidadãos e promovam a sustentabilidade econômica, social e ambiental”.

Transformando operações e infraestrutura

O CityNext ajuda líderes a aproveitarem ao máximo os investimentos já realizados a fim de encontrar novas maneiras de superar desafios e atingir metas. Com a nova era da inovação, as cidades podem desfrutar de novos recursos e desenvolver novas habilidades por meio de serviços flexíveis na nuvem, da capacitação de profissionais e da possibilidade de implementar soluções que se adequem às suas necessidades, lhes permitindo gerir processos e dados, via plataformas de Big Data. Com isso, informações críticas podem trafegar fluidamente e com segurança entre entidades governamentais das mais variadas instâncias, entre ambientes corporativos e os cidadãos, aumentando a eficiência dos sistemas e permitindo às cidades alocar mais recursos em favor da comunidade.

O CityNext reúne um ecossistema de soluções de parceiros, dispositivos e serviços que conectam e transformam uma variedade de funcionalidades das cidades, incluindo as seguintes:

• Energia e Água
• Construções e Infraestrutura
• Transportes
• Segurança Pública e Justiça
• Turismo, Lazer e Cultura
• Educação
• Saúde e Serviços sociais
• Administração pública

A cidade de Barcelona, na Espanha, – amplamente reconhecida pela inovação digital – tem usado com sucesso a nuvem, soluções de big data e aplicativos para melhorar operações administrativas, interagir com cidadãos e tornar as informações mais transparentes. Um exemplo disso é o trabalho feito pelo Microsoft CityNext e a BISmart para a Câmara Municipal de Barcelona visando ao lançamento do OpenData BCN, uma iniciativa para tornar dados públicos acessíveis ao público. Usando o serviço de nuvem Windows Azure, a plataforma OpenData BCN agrega inúmeros fatos sobre a cidade – como densidade populacional e desemprego total – em um hub central com segurança reforçada. Cidadãos podem baixar o aplicativo bigov Better City Indicators na Windows Store e monitorar oscilações em tempo real. Os catalães, agora, têm acesso a informações para tomar decisões sobre temas como por onde começar um negócio e onde se estabelecer com suas famílias.

“Temos trabalhado com a Microsoft há muitos anos e testemunhado uma grande inovação no governo, em empresas e em serviços para os cidadãos por meio de tecnologias na nuvem. Ainda há muito a ser feito para engajar catalães e melhorar as experiências dos cidadãos”, afirmou Xavier Trias, prefeito de Barcelona. “Vamos continuar a colaborar prontamente com a Microsoft para alavancar tecnologia de ponta, serviços e programas que farão de Barcelona um lugar melhor para viver, trabalhar, visitar e prosperar”.

Engajando cidadãos e negócios

Cidadãos e empresas esperam ter acesso e interação com prefeituras por meio dos aplicativos e dispositivos de sua escolha – a qualquer hora e em qualquer lugar. Com o software, dispositivos e serviços da Microsoft, cidades podem entregar serviços personalizados e aplicativos que têm o cidadão peça central, além de permitir diálogos em tempo real via redes sociais e estimular o desenvolvimento de aplicações e o crescimento econômico com iniciativas de dados abertos.

A Socrata, parceira do Microsoft CityNext especializada em softwares na nuvem orientados a dados de governo, está trabalhando com a Microsoft para trazer tecnologias de dados abertos para cidades de todo mundo com a plataforma Windows Azure. A Socrata oferece, por exemplo, painéis customizados para governos. Cidadãos podem acessar os dashboards de suas cidades por meio de dispositivos móveis ou via internet e, com isso, monitorar a performance de seus líderes em áreas como educação, saúde e criação de empregos. Governantes podem engajar cidadãos em tempo real, incorporar demandas públicas em processos de tomada de decisão e assegurar que as ações estejam alinhadas com as principais necessidades da população. Por sua vez, governos podem agregar informações sobre a opinião de cidadãos em todas as decisões, promovendo maior transparência e participação da comunidade.

“A iniciativa CityNext trata de uma mudança global única que vem ganhando espaço em governos: a abertura de dados do governo e uso dessas informações para melhorar serviços aos cidadãos”, disse Kevin Merritt, presidente e fundador da Socrata. “Com aplicativos e dispositivos simples e familiares, governos agora podem engajar qualquer um, em qualquer lugar. Já estamos vendo progressos importantes que, em parceria com a Microsoft, vão permitir que líderes globais tomem decisões mais informadas, sejam mais eficientes e consigam atender a demanda dos cidadãos por acesso à informação”.

Acelerando inovações e oportunidades

As cidades não só vão perceber uma plena transformação por meio da tecnologia, mas também do incentivo à criatividade de seu recurso mais importante – o capital humano. A Microsoft e seus parceiros oferecem uma variedade de programas de ensino que formam estudantes e professores, fomentam o desenvolvimento de negócios e incentivam cidadãos a aderir a uma força de trabalho cada vezcompetitiva. Em todo o mundo, estes programas têm ajudado milhões de moradores a cultivar um futuro melhor para si e para suas cidades. Os programas Microsoft YouthSparkBizSpark e IT Academy, por exemplo, encorajam jovens a entrar no mercado de trabalho, apoiam empreendedores com boas ideias e qualifica trabalhadores que ajudem as cidades a competir globalmente.

Cidades visionárias

As cidades já deram início à jornada de modernização. Na verdade, diversas cidades visionárias se adiantaram para embarcar com aMicrosoft e os parceiros da CityNext nesta jornada para criar o futuro em suas comunidades. Conduzidas por líderes engajados, essas cidades estão dando um passo importante para melhor servir seus cidadão por meio de uma colaboração funcional que aumenta a eficiência, reduz custos e promove um ambiente mais sustentável.

• Auckland, Nova Zelândia
• Barcelona, Espanha
• Buenos Aires, Argentina
• Província de Hainan, China
• Hamburgo, Alemanha
• Manchester, Inglaterra
• Moscou, Rússia
• Filadélfia, Estados Unidos
• Zhengzhou, China

“As cidades da atualidade sabem que devem enfrentar os desafios urbanos com investimentos coordenados e focados, que permitam a colaboração entre departamentos e agências, além da otimização dos ativos, o envolvimento dos cidadãos e demais stakeholders e a solução de problemas mais profundos”, disse Ruthbea Yesner Clarke, diretora do programa de Estratégias de Cidades Inteligentes da IDC. “De acordo com o Smart City Maturity Model, da IDC, muitas cidades estão agora na primeira fase da implementação de soluções de tecnologia inteligente como parte de um plano de 10 a 15 anos para alcançar o potencial de transformação integral. O resultado das iniciativas ‘smart city’ vai permitir às cidades atrair cidadãos e empresas e construir cidades mais vibrantes e economicamente competitivas”.

 


Autor: HC
Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor