ALL aumenta colaboração com o Microsoft Office 365

Cloud

Empresa de logística migra para nuvem a fim de fomentar maior interação entre colaboradores, melhorar a comunicação e viabilizar a troca eficaz de informações.   A América Latina Logística – ALL é a maior empresa do setor na América Latina e opera desde 1997 dentro dos modais ferroviários e rodoviários do Brasil. Como atua em

Empresa de logística migra para nuvem a fim de fomentar maior interação entre colaboradores, melhorar a comunicação e viabilizar a troca eficaz de informações.

 

new-office-365-11

A América Latina Logística – ALL é a maior empresa do setor na América Latina e opera desde 1997 dentro dos modais ferroviários e rodoviários do Brasil. Como atua em diversas localidades, a companhia necessitava de uma solução que promovesse uma maior colaboração entre os funcionários e centralizasse as informações, de modo que elas ficassem acessíveis a todos os interessados, mesmo que fisicamente dispersos. “Ao adotar o Microsoft Office 365, que inclui o serviço de emails, Exchange; de comunicação unificada, Lync; e a plataforma de colaboração, SharePoint, a ALL transferiu todo o seu volume de dados para a nuvem, permitindo uma mobilidade crescente dos funcionários e, com isso, uma maior produtividade de toda a organização”, afirma Diego Neufert, gerente de TI da ALL.
A ALL possuía uma solução instalada antiga e, mais do que uma simples atualização, precisava integrar os funcionários que trabalham dispersos em diversas localidades. Analisou as ferramentas disponíveis no mercado, como Google Apps e outros, e optou por testar ao longo de dois meses o Office 365, que melhor atendia às suas demandas tanto de TI quanto de negócios. Funcionalidades que permitiriam um maior nível de sofisticação e mais eficiência, a facilidade de gestão dos recursos e a fácil integração com outras soluções Microsoft que a empresa já utilizava foram fatores decisivos para a escolha.

“Testamos soluções concorrentes ao Office 365, mas optamos pela plataforma Microsoft por causa de sua ótima qualidade de funcionamento. Outro ponto é a adaptação dos funcionários que seria muito mais fácil, já que a solução apresenta uma interface familiar a todos”, reforça Neufert.

A transferência dos dados da ALL para a nuvem aliada às facilidades de comunicação do Lync permitiram que a companhia diminuísse consideravelmente as distâncias entre os colaboradores, já que agora todos podem acessar e editar arquivos e dashboards de qualquer dispositivo e identificar via Lync se os colegas estão disponíveis para mensagens instantâneas, conferências ou reuniões. Outro recurso de grande valia para uma empresa que conta com mais de 2.700 funcionários é poder consultar os cargos e áreas de expertise de cada um, criando uma verdadeira rede de conhecimento. “A plataforma da Microsoft possuía ainda um painel de controle mais eficiente, o que facilitou a gestão e desonerou a equipe de TI”, complementa o executivo.

A Software One e Keep IT, empresas parceiras da Microsoft, foram as responsáveis pela comercialização e implantação da solução. De acordo com Neufert, “desde o fim da implementação tenho ouvido bons feedbacks a respeito do serviço. Um dos principais pontos elogiados pelos colaboradores é o aumento do armazenamento da caixa de e-mails do Exchange para 25 GB. Agora não é mais necessário criar constantemente backups de mensagens”.

A adoção do SharePoint, por sua vez, tinha como prioridade oferecer estabilidade ao portal de intranet da ALL para, em um segundo momento, estimular uma maior interação dos funcionários – utilizando a plataforma como uma rede social corporativa.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor