Bematech aumenta a produtividade com ações de gestão e liderança

EmpresasHOMENegócios

A Bematech comemora o aumento da produtividade de sua fábrica de hardware localizada em São José dos Pinhais, no Paraná. A empresa indica, em comunicado, que os índices de evolução são fruto de um amplo projeto iniciado no fim de 2011. “A ação, que busca o aumento – não só da produtividade – mas também

A Bematech comemora o aumento da produtividade de sua fábrica de hardware localizada em São José dos Pinhais, no Paraná. A empresa indica, em comunicado, que os índices de evolução são fruto de um amplo projeto iniciado no fim de 2011. “A ação, que busca o aumento – não só da produtividade – mas também da qualidade da operação fabril, representa mais um passo da companhia em busca da excelência”.

v6

De acordo com Cleber Genero, gerente geral de operações da Bematech, essas ações são fundamentais para manter a agenda de crescimento da empresa, pois torna a operação cada vez mais estável e sustentável. “Os projetos voltados para o treinamento constante de nossas equipes tem como objetivo principal formar um time cada vez mais forte e coeso, além de valorizar o profissional que tem nosso DNA, estimulando seu crescimento”, afirma.

Uma das iniciativas do programa foi o projeto iniciado há dois anos e que tinha o objetivo de aumentar a produtividade e a assertividade das ações desenvolvidas na planta. Com os resultados, a Bematech passou a produzir praticamente o mesmo número de impressoras/mês e ainda incluiu novas linhas de produção, mantendo o mesmo time. Isso reflete o aumento de eficiência alcançado pela unidade fabril.

Ainda em razão do aumento da eficiência – que pode ser medida pela capacidade de produção homem máquina/mês – o índice passou de 179 em janeiro de 2010, para 279 em abril de 2013. Esse resultado impacta positivamente o caixa e a logística da empresa. “Saímos de um estoque de 45 dias de cada produto, para menos de 10 dias, o que tornou nossa operação mais dinâmica, pois todo dia temos produção e reposição. Dessa forma temos mais autonomia para trabalhar com previsão e para tomar as decisões necessárias na linha de produção, explica Genero.

A iniciativa – que teve o objetivo de alcançar, sustentar e maximizar o sucesso empresarial a partir da otimização da operação e por meio da implantação de melhores práticas de produção – teve alta aceitação tanto dos colaboradores da planta quanto dos líderes da área de Operações. O projeto foi conduzido pelo gerente da manufatura Christian Luciano da Silva, baseado no conceito de Lean Manufacturing – gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo de espera, gastos excessivos com transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos) – e teve como pontos-chave:  qualidade total imediata, minimização do desperdício, melhoria contínua, flexibilidade, construção e manutenção de uma relação a longo prazo com os fornecedores.

De acordo com Genero, entre os principais diferenciais da ação está, justamente, o envolvimento dos funcionários e a oportunidade que eles possuem de desenvolverem seus próprios projetos, que são avaliados e premiados. “A aceitação dos colaboradores da fábrica foi surpreendente. Iniciamos o projeto com a expectativa de treinar cerca de 20 funcionários e tivemos mais de 90 interessados. A dinâmica funciona da seguinte maneira – iniciamos com um plano de capacitação que compartilhamos com todos, depois dividimos os integrantes em equipes de cinco pessoas, cada equipe desenvolve seu próprio plano de melhoria, que passa por uma comissão avaliadora. Essa comissão escolhe os melhores projetos e as equipes fazem visitas em empresas de referência, como premiação”.

O projeto de aumento de produtividade vem para complementar o foco da companhia em busca de excelência operacional, dado que – em 2012 – foi anunciada a expansão da fábrica, justamente com o objetivo de ampliar sua capacidade de produção. Os resultados da ação contribuem para o crescimento acelerado da companhia, que registrou, no segundo trimestre de 2013, o sétimo trimestre consecutivo de resultados positivos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor