Como identificar se nosso computador está infetado

EmpresasNegóciosSegurança

Até mesmo as empresas de segurança o dizem. Mesmo que se cumpram com rigor as mais básicas normas de segurança informática há sempre o risco de vermos o nosso sistema infectado por malware. Ou seja, mesmo fazendo actualização regular do sistema operativo e programas, mesmo evitando clicar em links suspeitos e mesmo tendo uma solução antivírus

Até mesmo as empresas de segurança o dizem. Mesmo que se cumpram com rigor as mais básicas normas de segurança informática há sempre o risco de vermos o nosso sistema infectado por malware. Ou seja, mesmo fazendo actualização regular do sistema operativo e programas, mesmo evitando clicar em links suspeitos e mesmo tendo uma solução antivírus instalada e actualizada não estamos livres de perigo.

776464_87968784

Para ajudar a diminuir os riscos, a  Kaspersky Lab elaborou uma listagem com os dez sintomas mais habituais que indicam que algo de malicioso está a ocorrer no computador:

  1. Bloqueios inesperados: Se alguma vez isto lhe aconteceu, provavelmente já sabe que o tão temido ecrã azul é sinónimo de que algo vai mal no sistema. Por esse motivo, não perca tempo e analise o seu sistema em busca de possíveis infecções.
  2. Sistema lento: Se não está a executar qualquer aplicação que consome os recursos do sistema, mas este mesmo assim está muito lento, então é possível que esteja infectado com um vírus.
  3. Elevada actividade do disco rígido: Se a actividade do seu disco é mais alta do que o normal quando o computador está em descanso, é sinal de uma possível infecção.
  4. Janelas estranhas: Se durante o processo de arranque, aparecem janelas estranhas que alertam para problemas no acesso aos diferentes discos do sistema, o mais certo é ser uma infecção por malware.
  5. Mensagens estranhas: Quando o sistema está em execução, aparecem-lhe janelas de diálogo a avisar que não se podem abrir vários ficheiros ou programas? Uma vez mais, é possível que um malware esteja a controlar o seu equipamento.
  6. Actividade indevida dos programas: Se os programas não respondem ou abrem automaticamente ou se recebe uma notificação de que um programa está a tentar aceder à Internet sem o seu consentimento; então, é possível que tenhas caído nas malhas de algum malware.
  7. Actividade aleatória de rede: Se o seu router está a piscar constantemente, indicando uma actividade elevada da rede quando não estás a executar qualquer programa ou não está a aceder a elevados volumes de dados na Internet, parta do princípio que algo de errado se está a passar com o equipamento.
  8. Mensagens de email erráticas: Os seus e-mails não saem da pasta a enviar? Os seus contactos recebem mensagens estranhas suas que não se recorda de ter enviado? Infelizmente, o seu sistema está comprometido ou alguém roubou a sua password de acesso ao email.
  9. Endereço IP em lista negra: Se receber uma notificação a dizer que o seu endereço IP está numa lista negra, existem fortes possibilidades de que o seu sistema ter caído nas mãos de mal-intencionados e que faça já parte de uma botnet de spam.
  10. Desactivação inesperada do antivírus: Existem muitos programas maliciosos desenhados especificamente para desactivar o antivírus encarregue de os eliminar. Se o seu software de segurança for desactivado por auto-recriação, pode ser um pequeno sintoma de que algo de errado está a suceder.

Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor