“Hotel Urbano” integra software de gestão da SAP em seu sistema de vendas online

EmpresasHOMENegócios

Agência de viagens online, “Hotel Urbano” adotou o software de gestão SAP Business One para automatizar o controle financeiro e seguir crescendo no mercado de turismo, avançou a empresa alemã em comunicado. Diariamente, o “Hotel Urbano” oferece mais de três mil opções de viagens para os principais destinos turísticos do Brasil e do exterior em seu site,

Agência de viagens online, “Hotel Urbano” adotou o software de gestão SAP Business One para automatizar o controle financeiro e seguir crescendo no mercado de turismo, avançou a empresa alemã em comunicado. Diariamente, o “Hotel Urbano” oferece mais de três mil opções de viagens para os principais destinos turísticos do Brasil e do exterior em seu site, além de mais de 180 mil opções de hospedagens em todo o mundo. Em 2012, comercializou 1,6 milhão de diárias, o que significa mais de uma diária vendida a cada 20 segundos. Para este ano, a empresa espera superar a marca de 2,5 milhões de diárias vendidas.

hotel_urbano-julho

Todas essas transações são realizadas por meio de uma plataforma online chamada Admin, desenvolvida internamente pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Hotel Urbano. Através desse sistema, a agência publica todas as suas ofertas, que mudam diariamente, e administra e gerencia as vendas das diárias e pacotes via site.

Mas apesar de a solução possuir capacidade para lidar com o grande volume de vendas, a partir de um dado momento, os controles financeiros que seguem as vendas, que eram realizados manualmente através de planilhas, ficaram muito difíceis de gerenciar. “O volume de vendas cresceu muito e começamos a não mais dar conta de seguir com processos manuais para fechamento financeiro”, afirma Eduardo Sampaio, gerente financeiro de projetos do Hotel Urbano.

Por isso, no início de 2012, o Hotel Urbano entendeu que era hora de implementar uma solução de gestão corporativa para automatizar os processos financeiros por trás de seus serviços. A companhia optou pelo SAP Business One, e escolheu a Artsoft Sistemas, parceira de integração da SAP, para cuidar do projeto de implementação da solução. “O Admin lida muito bem com os processos peculiares do Hotel Urbano, bem como com o grande volume de vendas realizadas diariamente através do nosso site”, diz Sampaio. “Por isso mesmo queríamos uma solução que pudesse ser facilmente integrada a ele, ao invés de substituí-lo.”

Uma equipe de 15 profissionais, entre especialistas de TI do Hotel Urbano e consultores da Artsoft Sistemas, integrou o SAP Business One ao Admin em apenas cinco meses. “Apesar da engenharia complexa e de processos que mudam rapidamente – e mudaram ao longo do projeto –, a implementação do SAP Business One foi simples. “Primeiramente porque o SAP Business One é uma solução de fácil implementação para empresas de pequeno e médio porte, mas também porque o Hotel Urbano tem seus processos muito bem desenhados”, comenta Pedro Patricio, diretor comercial para SAP BusinessOne na SAP Brasil”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor