Novelas da Globo já têm cenas gravadas em 4K e 8K

HOME

Enquanto é aguardada a chegada do sinal HD em todas as residências do país, a Rede Globo já realiza testes de vídeo com filmagem 4K e até 8K em alguns dos programas da emissora. “A Grande Família”, “Tapas e Beijos” e “Jóia Rara” (a próxima novela das seis) são exemplos de produções que já são

Enquanto é aguardada a chegada do sinal HD em todas as residências do país, a Rede Globo já realiza testes de vídeo com filmagem 4K e até 8K em alguns dos programas da emissora.

globo

“A Grande Família”, “Tapas e Beijos” e “Jóia Rara” (a próxima novela das seis) são exemplos de produções que já são filmadas em 4K, porém, passam por masterização e pós-produção em HD antes de chegarem às televisões brasileiras. Já a filmagem em 8K tem uma resolução de 7680×4320 pixéis e é aplicada na novela “Amor à Vida”. A Rede Globo, em parceria com a emissora japonesa NHK, tem estudado o desenvolvimento da tecnologia 8K, devendo ser implantada nos televisores do Japão em 2016 via satélite e, se tudo correr bem, chegará ao Brasil na mesma época.

Para a implantação do 8K em larga escala vai ser necessário utilizar fibra ótica, para dar conta da velocidade de tráfego dos dados, que pode chegar aos 200 Gb/s. A boa notícia é que já há uma infraestrutura de fibra ótica sendo implantada no país, que poderá ser utilizada para tal.

Para além das novelas, outros testes já foram realizados como, por exemplo, no Carnaval desse ano. Nessa altura, a NHK gravou imagens do Rio de Janeiro e dos desfiles em 8K e utilizou-as para demonstrar a tecnologia numa televisão de 85 polegadas.


Autor: RA
Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor