Secop 2013 será em setembro

CloudEmpresasHOMENegócios

A Abep – Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação promoverá, de 11 a 13 de setembro de 2013, em Vitória – ES, o 41º Secop – Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública. O tema geral do encontro será Governo sem papel. Entre outros temas relevantes, serão discutidas também

A Abep – Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação promoverá, de 11 a 13 de setembro de 2013, em Vitória – ES, o 41º Secop – Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública. O tema geral do encontro será Governo sem papel. Entre outros temas relevantes, serão discutidas também Infovias Digitais e Computação em Nuvem. O 41º Secop é organizado pela Prodest, a empresa de tecnologia da informação do Governo do Espírito Santo.

Secop-2013

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, também confirmou presença no Secop 2013.

Martinhão vai participar do painel “Infovias Próprias”, cujo foco é debater as iniciativas governamentais para melhorar o fluxo de dados entre os órgãos públicos no País.  Mestre em Gerência de Telecomunicações pela Universidade de Strathclyde, no Reino Unido, ele assumiu a Secretaria Nacional de Telecomunicações em junho de 2011.

A presença de Martinhão é uma forma de fortalecer as discussões sobre o tema “Infovias Digitais”, que é um dos destaques do Secop 2013.  A secretária Nacional de Inclusão Digital, Lygia Pupatto, também vai representar o Ministério das Comunicações no Seminário. Ela vai destacar as ações do Programa Cidades Digitais.

A previsão é que o evento tenha, aproximadamente, 1.000 participantes de todo o Brasil.

Programação
No site do Seminário, já está disponível a programação preliminar. O antropólogo Roberto DaMatta é uma das principais atrações do evento. Ele dará a palestra com o tema “Tecnologia, Sociedade e Rituais – O Vivido e o Esquecido”, que acontecerá na abertura da atividade, que será no dia 11 de setembro.

O antropólogo escreveu mais de 140 ensaios técnicos e publicou diversas obras sobre a realidade brasileira, como “Carnavais, Malandros e Heróis”, “O que faz o brasil, Brasil?”, “Torre de Babel”, entre outras. Mestre e doutor pela Universidade de Harvard, Roberto DaMatta já chefiou o Departamento de Antropologia da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos.

Outra atração confirmada para o Secop 2013 é a palestrante Patrícia Peck – uma das principais especialistas em Direito Digital do País. A palestra terá como tema “Governo sem Papel – Gestão Documental e Implantação de Política de Paperless”.

A advogada é autora de livros que abordam a relação do Direito Digital com diversos segmentos, como a segurança pública, mercado de trabalho, privacidade e educação. Além disso, coordenou, em 2012, o estudo que mapeou o Panorama da Educação Digital no Brasil. Participaram desse trabalho mais de 1.000 escolas, entre públicas e privadas, de todo o País.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor