Sendys quer comprar empresa tecnológica em São Paulo

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A portuguesa Sendys está empenhada em crescer fora de Portugal, nomeadamente no Brasil. A empresa tem vindo a sustentar os seus negócios nos mercados externos que, no final do ano passado, eram já responsáveis por 40% da faturação desta tecnológica. Para isso, alavancaram o número de projetos em Angola, decidiram abrir uma representação em Moçambique

A portuguesa Sendys está empenhada em crescer fora de Portugal, nomeadamente no Brasil. A empresa tem vindo a sustentar os seus negócios nos mercados externos que, no final do ano passado, eram já responsáveis por 40% da faturação desta tecnológica. Para isso, alavancaram o número de projetos em Angola, decidiram abrir uma representação em Moçambique e estão a estudar o mercado da América Latina. Com uma história de 29 anos no mercado português, a Sendys Portugal tem vindo a implementar uma estratégia de internacionalização e está já presente em Angola, Moçambique, Brasil e Cabo Verde. Conta com mais de 10 mil instalações em diversos sectores de atividade e, no total, emprega cerca de cem colaboradores. “O mundo está a atravessar uma fase de complicados desafios económicos e a economia dos mercados emergentes, em expansão, tem elevado potencial pelas taxas de crescimento”, disse Fernando Amaral, managing partner da Sendys.

Fernando Amaral da Sendy´s (10)

Relativamente aos 40% que os mercados externos representam no volume de negócios da empresa portuguesa, referentes a Angola, Moçambique, Brasil e Cabo Verde, 18% é proveniente de Angola, 11% de Moçambique, 8% do Brasil e 3% de Cabo Verde. “Os mercados externos são vistos com grande potencial para a Sendys. No caso da América Latina, assim como outras empresas portuguesas fizeram, estudámos os mercados, analisámos as possibilidades e agarrámos o desafio de internacionalizar a Sendys para o Brasil e exportar o software de gestão e de processos.” Aliás, Fernando Amaral assume que no Brasil a realidade é muito diferente. “É um país muito grande, com as características de um continente, cuja legislação e regras variam bastante entre as várias regiões, daí a maior dificuldade. Já estamos a atuar no Brasil, mas ainda numa fase de aproximação ao mercado, pois o potencial é enorme e temos que interpretá-lo de forma rigorosa e gradual. Neste momento estamos também num processo de possível aquisição de uma empresa tecnológica em São Paulo”. Para já não foi possível obter mais informações sobre esta intenção de compra, mas a B!T promete dar seguimento a esta informação.

Basicamente a empresa “exporta” o seu software Sendys que, segundo Fernando Amaral, adapta-se a cada mercado, pelas diferenças que cada um apresenta, nomeadamente, a divisa e o modelo contabilístico/financeiro. “Naturalmente que esta adaptação exige ajustes, sendo que investimos já aproximadamente 11 mil horas nas atualizações do software. Sabemos que os softwares de gestão têm que traduzir a realidade diária de cada economia e, por isso, existe esta necessidade de adaptação”.

Questionado sobre o que distingue a Sendys da concorrência, Fernando Amaral garante que, essencialmente, a empresa se destaca pelas suas características únicas, não só dos produtos e serviços, mas também pela forma como atuam. “O nosso modo de trabalhar é um foco constante no cliente e nas suas necessidades. Um dos nossos maiores fatores de competitividade é, sem dúvida, a qualidade e o valor do serviço que prestamos na gestão do relacionamento com os nossos clientes. Trabalhamos com os clientes de forma a assimilar diariamente as suas necessidades, integrando-nos nas suas áreas, que são sempre diferentes e complexas. Um trabalho do qual recebemos um grande reconhecimento”.

A empresa oferece serviços que englobam temas estratégicos, organizacionais, operacionais e sistemas de informação, o que, segundo o responsável, permite ajudar os clientes desde a conceção da estratégia até à implementação e operacionalização da mesma. “O facto de sermos produtores permite-nos ter uma relação muito mais próxima com o cliente e ser mais eficazes na satisfação das suas necessidades e exigências. Desenvolvemos um software de fácil utilização e adaptação a diferentes organizações e geografias e, com um baixo custo de implementação, garantimos um universo muito diversificado de clientes”.

Recentemente a Sendys reforçou a equipa comercial e fez investimentos em comunicação e marketing, fatores que contribuíram para o aumento da carteira de clientes. “Também as parcerias de negócio são fundamentais para a maximização do número de clientes e têm sido uma aposta ganha na angariação de leads e prospects.”


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