Uma década de Skype

EmpresasMobilidadeNegóciosSoftware

O Skype comemora hoje o seu 10º aniversário. Na última década, o popular software que permite comunicação pela Internet através de conexões de voz sobre IP foi utilizado em mais de 1,4 triliões de minutos de chamadas de voz ou vídeo, o equivalente a 2,6 milhões de anos de conversa. No total, são mais de

O Skype comemora hoje o seu 10º aniversário. Na última década, o popular software que permite comunicação pela Internet através de conexões de voz sobre IP foi utilizado em mais de 1,4 triliões de minutos de chamadas de voz ou vídeo, o equivalente a 2,6 milhões de anos de conversa. No total, são mais de 300 milhões de utilizadores ativos em todo o mundo e no último segundo trimestre de 2013 reportou 162 mil milhões de minutos de conversação (um crescimento de 41% face ao período homólogo).

skype

E para celebrar a sua primeira década, até ao dia 1 de setembro o Skype oferece aos seus utilizadores 30 minutos de acesso gratuito ao Skype WiFi (e que podem ser utilizados nos 30 dias seguintes), avançou a Microsoft que em 2011 adquiriu a empresa por US$8,5 bilhões.

A estreia do Skype aconteceu na Estónia, feita por um dos membros da equipa que desenvolveu o projeto, e a partir do seu PC. Na altura, o Skype apenas permitia chamadas áudio entre computadores; hoje é um dos líderes nas ligações áudio e vídeo a nível mundial, oferecendo diferentes formas de comunicação aos seus utilizadores – chamadas de voz ou vídeo, SMS, texto, partilha de ficheiros ou de ecrã, mensagem de vídeo e outros – a partir de várias plataformas ou equipamentos, de computadores a telemóveis ou tablets.

“Para os próximos 10 anos, o Skype deixa a promessa de encontrar novas formas de comunicação, integrando tecnologias que hoje ainda não foram pensadas, ao mesmo tempo que continuará a integrar os produtos Microsoft – tal como já o fez com o Outlook.com – e entre os quais se contam a Xbox One ou o Windows 8.1, que passa assim a ser a melhor forma de estar próximo de quem é importante”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor