Arquitetura empresarial é essencial para conduzir uma estratégia digital, diz Gartner

EmpresasNegócios

De acordo com o Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, os CIOs confiam cada vez mais na arquitetura empresarial para ajudar na estratégia digital. Analistas afirmam que as tecnologias digitais, as quais o Gartner chama de Nexus das Forças (Mobilidade, Mídias Sociais, Big Data e Analíticos), e a Internet das Coisas criam

De acordo com o Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, os CIOs confiam cada vez mais na arquitetura empresarial para ajudar na estratégia digital. Analistas afirmam que as tecnologias digitais, as quais o Gartner chama de Nexus das Forças (Mobilidade, Mídias Sociais, Big Data e Analíticos), e a Internet das Coisas criam novas oportunidades para modelos de negócios inovadores.

gartner

Segundo pesquisa “2013 CEO and Senior Executive”, a ser apresentada pelo Gartner durante o Symposium ITxpo 2013, que acontece entre os dias 4 e 7 de novembro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, 52% dos participantes disseram que suas organizações possuem uma arquitetura empresarial. “Os executivos seniores de negócios estão desafiando os CIOs e as áreas de TI a estarem à frente da estratégia digital, identificando novos modelos de negócios e tecnologias inovadoras, além de obterem mais valor de cada investimento tecnológico. Os arquitetos empresariais podem fornecer capacidades incomparáveis para ajudar os CIOs a desenvolverem uma nova agenda, a fim de realizarem transformações em um mundo digital”, afirma Betsy Burton, vice-presidente e analista distinta do Gartner, que explicará como medir o valor da arquitetura empresarial e seu impacto nos resultados do negócio, no Symposium ITxpo.

Com as dificuldades da economia global, os arquitetos empresariais precisam usar seu conhecimento para alcançar crescimento e inovação, além de identificar oportunidades para melhorar a performance e reduzir os custos. “Para os arquitetos empresariais, principalmente aqueles dentro da área de TI, esta é uma grande oportunidade de induzir a arquitetura empresarial para um papel mais estratégico. Ela é essencial para fornecer conhecimento e apoiar na tomada de decisão. A equipe, atualmente, tem a oportunidade de se tornar mais estratégica junto ao CIO e à empresa”, explica Betsy.

Muitas vezes, é difícil enxergar onde uma nova tecnologia ou ideia se aplica e a diferença que fará. Porém, diz o Gartner, a arquitetura empresarial ajuda a transformar, na medida em que conecta as novas tecnologias/inovações, a estratégia e as capacidades de negócio do futuro. As equipes podem, também, rastrear tecnologias e criar processos de gerenciamento da inovação. A transformação é levada por meio de técnicas, como a capacidade de modelagem de negócios, que fornece uma base para identificar e entregar resultados.

Outro desafio para CIOs e arquitetos empresariais é estabelecer as competências necessárias para apoiar estes novos papeis. Dentro da arquitetura empresarial, em particular, há uma ênfase crescente nas habilidades de arquitetura de negócios e informação, que são difíceis de encontrar. Estas competências incluem a formulação e execução da estratégia de negócios e inovação, como habilidades comportamentais, a fim de estabelecer e manter boas relações de trabalho com diversos públicos. Isso significa uma grande oportunidade para os arquitetos empresariais tornarem seus papeis mais estratégicos ao focarem no crescimento da empresa e na inovação com o objetivo de usar a arquitetura empresarial para apoiar estas áreas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor