Futuro da Mídia Social: esqueça os EUA e olhe para o Brasil

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Um estudo realizado pelo software de CRM social, eCRM123, foi citado no mais recente artigo que Ryan Holmes, CEO do HootSuite, popular aplicativo para gerenciar redes sociais, escreveu para o portal da revista americana Forbes. “O futuro da mídia social: esqueça os EUA e olhe para o Brasil” retrata o cenário atual das redes sociais no

Um estudo realizado pelo software de CRM social, eCRM123, foi citado no mais recente artigo que Ryan Holmes, CEO do HootSuite, popular aplicativo para gerenciar redes sociais, escreveu para o portal da revista americana Forbes. “O futuro da mídia social: esqueça os EUA e olhe para o Brasil” retrata o cenário atual das redes sociais no âmbito global e discute como os brasileiros estão se tornando experts no assunto, tanto pela quantidade de pessoas conectadas quanto pelas iniciativas de marketing e comunicação desenvolvidas aqui.

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Utilizando os dados divulgados pelo eCRM123, que indicou que 77% dos brasileiros entrevistados veem de maneira positiva a compra por meio das redes sociais, o executivo ressalta o poder de influência que esses ambientes exercem no consumidor brasileiro. “Com a saturação das redes sociais nos EUA e Europa, as restrições de acesso à informação imposta pela China e o início da revolução da internet na Índia, o Brasil é cotado como a capital universal das redes sociais”, escreveu ele.

Uma das razões apontadas no texto seria a natureza e cultura sociáveis dos brasileiros que, aliadas à popularidade dos smartphones em todas as camadas da população, possibilitam a penetração das redes sociais em lugares distantes dos grandes centros. Dois exemplos citados por Holmes valem ser relembrados: o primeiro remonta à página Xingu Vivo, na qualos índios do Xingu denunciam a controversa instalação da hidroelétrica na região de Belo Monte para o resto do mundo. E outro, igualmente curioso, destaca o fato de a internet estar disponível no País mesmo em lugares em que água encanada e a eletricidade ainda nem chegaram.

Segundo o artigo, o Brasil já soma 78 milhões de pessoas nas redes sociais (79% das pessoas que têm acesso à internet) com mais de 65 milhões de usuários no Facebook. Além disso, é o 2º maior país em usuários no Twitter e maior mercado para o Youtube, atrás dos EUA.  Isso sem contar os recordes de audiência e interação em outras grandes redes sociais e comunidades virtuais na Web. Números que impressionam tanto que fizeram com que Facebook, Linkedin, Twitter, Google e outras grandes empresas digitais abrissem ou expandissem seus escritórios no Brasil recentemente, confirmando a importância do mercado brasileiro em suas estratégias globais.

Ainda assim, marcas como Bradesco, Coca Cola, L’Oréal ou a Nike investem pouco em publicidade digital se considerarmos que a média mundial de recursos destinados é quase o dobro da praticada aqui, onde o foco dos anunciantes é aa televisão, que recebe 67% dos orçamento de comunicação das empresas.

A estimativa é que nos próximos 3 anos os investimentos em publicidade ultrapassaram os dos demais países do BRIC. E que, durante os grandes eventos que iremos receber, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, as marcas voltarão atenção para o mercado local.


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