Governo brasileiro quer desenvolver e-mail criptografado

Segurança

Depois das denúncias de espionagem de dados de cidadãos brasileiros por agências norte-americanas, o governo brasileiro pediu aos Correios que acelerem o desenvolvimento de uma ferramenta de e-mail criptografado e gratuito para a população. O secretário executivo do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, confirmou a informação e acrescentou que esse serviço deverá ser remunerado por

Depois das denúncias de espionagem de dados de cidadãos brasileiros por agências norte-americanas, o governo brasileiro pediu aos Correios que acelerem o desenvolvimento de uma ferramenta de e-mail criptografado e gratuito para a população.

2013-04-16-cyber-security

O secretário executivo do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, confirmou a informação e acrescentou que esse serviço deverá ser remunerado por meio de anúncios, seguindo o modelo do Google.

No entanto, o lançamento da ferramenta ainda não tem prazo definido, uma vez que depende das condições de mercado, tendo que implantar sistemas e de um data center.

A atual arquitetura mundial da internet continuará forçando que o tráfego de vários e-mails passe, ainda, pelos Estados Unidos. Nesse caso, qualquer tentativa de acesso não autorizado ao conteúdo dessas mensagens teria de primeiro quebrar o algoritmo da criptografia brasileira.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor