IBM apresenta as cinco startups finalistas do IBM SmartCamp Brasil 2013

EmpresasNegócios

A IBM anunciou esta semana os finalistas da etapa Brasil do SmartCamp, evento anual de seu programa global de empreendedorismo, no qual as startups selecionadas apresentam soluções que podem contribuir para um Planeta Mais Inteligente.  Neste ano, o SmartCamp será realizado no dia 3 de outubro, no Rio de Janeiro, e reunirá um seleto grupo de

A IBM anunciou esta semana os finalistas da etapa Brasil do SmartCamp, evento anual de seu programa global de empreendedorismo, no qual as startups selecionadas apresentam soluções que podem contribuir para um Planeta Mais Inteligente.  Neste ano, o SmartCamp será realizado no dia 3 de outubro, no Rio de Janeiro, e reunirá um seleto grupo de empreendedores, investidores, acadêmicos, além de parceiros IBM e executivos da companhia. Durante o ano de 2013, o programa avaliou mais de 300 startupsem todo Brasil e selecionou cinco finalistas, responsáveis pelo desenvolvimento de soluções de tecnologia em importantes áreas como finanças, turismo, agrobusiness e educação.

IBM

Os dois vencedores do SmartCamp Brasil irão participar da final Latino Americana, no México, e concorrerão a uma vaga para competir na final mundial do programa, que acontecerá no Silicon Valley, na Califórnia, junto com as empresas vencedoras de outras partes do mundo, competindo ao título “IBM Global Entrepreuner of the Year”.

O IBM SmartCamp Brasil foi lançado em 2011 e trouxe grande visibilidade às empresas participantes, assegura a empresa norte-americana. “O SmartCamp é uma iniciativa global para reunir empreendedores, investidores e mentores experientes em um mesmo fórum de discussões. Nosso objetivo é ajudar a nova geração de empresários a enfrentar alguns desafios da atualidade e acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras”, afirma Marcela Vairo, gerente de Alianças e Relacionamento da IBM Brasil.

A expansão das iniciativas globais de empreendedorismo da IBM no país faz parte dos esforços da companhia no engajamento de empreendedores em mercados emergentes como Brasil, Índia, China e Turquia. “Estamos à procura de empresários com ambição global para conectá-los a mentores, venture capitalists e a outros mercados nos quais a IBM atua”, finaliza Marcela.

Para a empresa IDXP, vencedora do SmartCamp em 2011, a participação no programa mudou a trajetória da companhia. “É clara a diferença da empresa antes e depois do SmartCamp. Fizemos grandes descobertas durante todo o processo – não só do produto como também do mercado. Ao vencermos, estávamos convictos que as oportunidades seriam mundiais. Antes mesmo de recebermos o resultado final já nos considerávamos vitoriosos”, afirma Gustavo Lemos, CEO da IDXP.  Rapidamente, a IDXP, que hoje é parceiro IBM, recebeu uma nova rodada de investimentos, além de ter se estabelecido no Vale do Silício para melhor conduzir os negócios em diferentes continentes.

Conheça os finalistas:

BovControl

A empresa auxilia pecuaristas na tomada de melhores decisões, através de tecnologias móveis, cloud computing e análise de big data, com inovação aberta  por meio de crowdsourcing. O produtor rural, através do painel do pecuarista, acessa relatórios on-line, preparados por algoritmos do BovControl com base nos dados coletados por celulares e tablets utilizados em campo.

Geekie

Com base no conceito de aprendizagem adaptativa,  a empresa desenvolveu tecnologia capaz de personalizar o estudo de acordo com o indivíduo e suas características. Com isso, o aluno é continuamente desafiado e incentivado levando em consideração suas capacidades, para que sua evolução seja constante. As soluções integradas são fornecidas para as escolas de acordo com as necessidades dos gestores, professores e alunos.

Intoo

Intoo é uma plataforma on-line que permite às pequenas e médias empresas obterem a cotação de crédito de capital de giro e antecipação de duplicatas de diversos bancos e instituições financeiras.  A plataforma é também uma importante ferramenta de inteligência de negócios e prospecção de novos clientes para os bancos e instituições financeiras.

Nativoo

A tecnologia de inteligência artificial desenvolvida organiza o conteúdo de viagens em massa disponibilizado na internet, personalizando o roteiro de acordo com as preferências dos viajantes. A plataforma cria itinerários com base na análise de centenas de possibilidades e oferece sugestões adequadas aos turistas.

Simbio

Simbio é uma rede viva de negócios que conecta empresas e pessoas através de um sistema de gestão simples na nuvem, gratuitamente.  O sistema cria uma rede online denegócios, que permite a otimização de transações entre seus  participantes. A ferramenta é focada nas áreas de educação, finanças e gestão administrativa.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor