SAP compra KXEN para ampliar oferta de análise preditiva e explorar Big Data

Big DataCloudData StorageEmpresasFornecedores de SoftwareNegóciosProjetos

A SAP anunciou a intenção de adquirir a KXEN, fornecedora de tecnologia de análise preditiva, cuja aplicação é conhecida por ser intuitiva e de fácil manuseio, ao portfólio da SAP, que lidera o segmento de análise preditiva. A empresa alemã explica que a KXEN vai complementar as atuais ferramentas avançadas de análise da SAP, entre

A SAP anunciou a intenção de adquirir a KXEN, fornecedora de tecnologia de análise preditiva, cuja aplicação é conhecida por ser intuitiva e de fácil manuseio, ao portfólio da SAP, que lidera o segmento de análise preditiva. A empresa alemã explica que a KXEN vai complementar as atuais ferramentas avançadas de análise da SAP, entre elas o software SAP Predictive Analysis, que utiliza cruzamento de dados e técnicas de estatística para ajudar organizações a melhor prevenir riscos e fraudes e até prever atitudes ou ações futuras de seus clientes, por exemplo.

1509Shakinghandstwobusinessmen

A combinação da KXEN com as funcionalidades da SAP para análise, visualização ágil e Business Intelligence, juntamente com a plataforma processamento de dados em memória, SAP HANA, deve ajudar as empresas a explorar o grande volume de dados, engajar usuários e sair na frente de concorrentes para obter vantagem competitiva, anuncia a empresa.

O mercado de software para análise preditiva está estimado hoje em US$ 2 bilhões e deverá ultrapassar US$ 3 bilhões em 2017, segundo a IDC. Com ambientes de Big Data (grande volume de dados corporativos) cada vez mais difundidos, as empresas devem identificar o que pode ocorrer no futuro e moldá-lo proativamente para obter vantagens. A tecnologia da KXEN leva as ferramentas de análise preditiva para além dos cientistas de dados (estatísticos), incluindo usuários de áreas de negócios, ao automatizar as principais tarefas analíticas e de modelagem.

O objetivo é ajudar os clientes a usarem a análise preditiva e data mining para tomar melhores decisões baseadas em petabytes de dados. A aquisição permitirá que a SAP introduza novos recursos preditivos em seu portfólio de soluções para os mais de 25 setores em que atua, particularmente aqueles que fazem uso intensivo de dados, tais como telecomunicações, varejo, produtos de consumo, manufatura e serviços financeiros.

Com sede em San Francisco (EUA) e operações em Paris (França) e Londres (Inglaterra), a KXEN fornece ferramentas e aplicações de análise preditiva que automatizam o processo de modelagem, ajudando gerar modelos preditivos altamente precisos. Suas soluções substituem o clássico processo de criação de modelos de predição (manual, repetitivo e sujeito a erros humanos).

A SAP espera concluir a transação no quarto trimestre de 2013.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor