Tampico Brasil escolhe SAP para melhorar processos

Negócios

A Tampico Brasil, fabricante de sucos concentrados, foi uma das primeiras indústrias brasileiras a utilizar o SAP Business One para gerir suas operações, avançou a empresa em comunicado. A companhia é usuária SAP desde 2006 e, no período, deixou de ser uma das últimas subsidiárias a fazer o fechamento contábil para se tornar a primeira,

A Tampico Brasil, fabricante de sucos concentrados, foi uma das primeiras indústrias brasileiras a utilizar o SAP Business One para gerir suas operações, avançou a empresa em comunicado. A companhia é usuária SAP desde 2006 e, no período, deixou de ser uma das últimas subsidiárias a fazer o fechamento contábil para se tornar a primeira, entregando os resultados fechados à matriz norte-americana no terceiro dia útil de cada mês.

tampico-tampa

O gerente geral da companhia, Claudio Calamita, lembra que chegar a esse resultado exigiu um complexo trabalho de avaliação e diagnóstico dos processos da empresa. “Nosso primeiro diagnóstico, realizado em 2005, mostrou que os fechamentos mensais da subsidiária estavam sendo feitos com mais de 30 dias de atraso”, lembra. A situação foi o principal motivador para que a operação local propusesse à matriz um investimento em sistemas de TI que permitisse à direção da subsidiária ter todas as informações disponíveis com confiança e a velocidade necessárias.

Feito o diagnóstico, Calamita foi em busca de um sistema de gestão que atendesse à demanda da Tampico. A solução de gestão SAP Business One acabou sendo a opção da companhia depois de uma série de apresentações e avaliações. “O Business One se mostrou um sistema muito simples do ponto de vista operacional e bastante prático.”, diz Calamita. Após a escolha, a implementação do sistema ocorreu em apenas três meses.

O SAP Business One provocou mudanças profundas na Tampico, começando pelo fechamento do balanço mensal. A equipe brasileira perdia tempo debruçada sobre planilhas, refazendo cálculos. O software de gestão da SAP eliminou esse problema, garante a empresa. De acordo com Calamita, a contabilidade, hoje, é fechada e enviada à matriz no terceiro dia útil de cada mês, o que tornou a operação brasileira a primeira a remeter relatórios em todo o mundo. A empresa atua em mais de 50 países.

Ao reforçar sua gestão, a Tampico passou a ter informações atualizadas em tempo real e uma visão mais clara de sua operação. Como passou a conhecer mais detalhadamente seus custos e sua margem de lucro, a fabricante reduziu o fluxo de caixa e passou a administrar com mais precisão seus estoques.

“Antes, como as informações demoravam a ser atualizadas, não havia informações de despesas e custos inerentes ao mês em análise. Assim, a empresa trabalhava com relatórios paralelos de controle de estoques, contas a receber e a pagar, suscetíveis a erros. Com isso, acabávamos estocando mais matéria-prima do que precisávamos. Tínhamos que nos prevenir para o caso de algum contratempo ao longo do mês, e comprávamos em excesso”, lembra Calamita.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor