Entidades condenam exigência de data centers no Brasil

HOME

Cerca de 45 instituições, como as câmaras de comércio de países como EUA, México, Argentina, Canadá, Espanha, Reino Unido, Chile, Finlândia e França, entregaram um documento pedindo a exclusão de qualquer dispositivo que obrigue a guarda dos dados de internet em território nacional. A obrigatoriedade do armazenamento dos dados é um dos pontos mais polêmicos

Cerca de 45 instituições, como as câmaras de comércio de países como EUA, México, Argentina, Canadá, Espanha, Reino Unido, Chile, Finlândia e França, entregaram um documento pedindo a exclusão de qualquer dispositivo que obrigue a guarda dos dados de internet em território nacional.

datacenter

A obrigatoriedade do armazenamento dos dados é um dos pontos mais polêmicos do Marco Civil da Internet, que está prestes a ser votado no Congresso Nacional.

A carta foi entregue ao relator do Marco Civil da Internet, Alessandro Molon (PT/RJ), e a mais 30 deputados. Também assinam a carta entidades ligadas a comércio eletrônico e negócios digitais da Europa, EUA, México, Costa Rica, Índia, Panamá e Peru, e ainda associações como o Information Industry Council, que representa Amazon, Apple, Google e Facebook.

O receio das instituições é que a medida acarrete na elevação de custos de serviços, queda de competitividade de empresas e prejuízo aos consumidores. O documento aponta que segurança de dados não está relacionada com o local de armazenagem de dados, mas sim com a forma como são mantidos e protegidos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor