Ferramenta da IBM ajuda a mapear acessibilidade nas ruas

HOMEMobilidade

A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e a IBM firmaram parceria para realizar um levantamento da acessibilidade nas vias brasileiras. Por meio do aplicativo Rota Acessível, disponível para iOS e Android, a população registra as condições da área onde trafega: localização, disponibilidade e conservação de vagas especiais, além de condições das calçadas, faixas de

A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e a IBM firmaram parceria para realizar um levantamento da acessibilidade nas vias brasileiras.

rampa-acessibilidade

Por meio do aplicativo Rota Acessível, disponível para iOS e Android, a população registra as condições da área onde trafega: localização, disponibilidade e conservação de vagas especiais, além de condições das calçadas, faixas de pedestres, guia rebaixada, iluminação pública, semáforo de pedestres e presença de sinalizações tátil e visual.

A solução desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisas da IBM Brasil possui georeferenciamento, que permite a localização automática do usuário no momento em que ele usa o aplicativo.

O app, que é gratuito, também pede que cada registro seja acompanhado de uma foto. Todos os usuários tem acesso aos dados inseridos no Rota Acessível, podendo acompanhar a evolução e os gráficos gerados pela ferramenta. No projeto-piloto, foram feitos quase mil registros no quadrilátero que envolve as ruas Domingos de Moraes, Vergueiro e avenidas Ibirapuera e 11 de Junho, na cidade de São Paulo.

A iniciativa já está disponível para todas as cidades do Brasil.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor