Governo considera criar Procon online unificado

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O governo estuda implementar em 2014 uma plataforma online reunindo os Procons de todo o país, com objetivo de facilitar o acesso dos consumidores ao serviço. A expectativa do governo é que o Procon virtual amplie o atendimento ao cidadão, em especial nos municípios que não contam com unidades físicas do órgão de defesa do

O governo estuda implementar em 2014 uma plataforma online reunindo os Procons de todo o país, com objetivo de facilitar o acesso dos consumidores ao serviço.

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A expectativa do governo é que o Procon virtual amplie o atendimento ao cidadão, em especial nos municípios que não contam com unidades físicas do órgão de defesa do consumidor, o que dificulta ou impossibilita que as empresas sejam acionadas.

Segundo estimativa do Procon, de cada dez pessoas que recorreram aos órgãos de defesa do consumidor, nove procuraram antes as próprias empresas e não foram atendidos. Com a plataforma online, o atendimento será muito mais rápido e eficaz.

O governo pretende também ampliar o poder de ação dos Procons de cada estado da união, que poderão aplicar multas diárias a empresas que desrespeitarem os direitos dos clientes. A proposta é que a atualização do Código de Defesa do Consumidor (CDC) coloque as conciliações feitas pelos órgãos de defesa do consumidor no mesmo status de audiências na Justiça.

 


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