IBM abre inscrições para programa Smarter Cities

EmpresasNegócios

A IBM abriu inscrições para o projeto Smarter Cities Challenge 2014 (SCC), programa mundial da companhia que tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento socioeconômico das cidades e capacitar líderes globais. No próximo ano, o programa será ampliado e, além das prefeituras, os órgãos governamentais regionais, incluindo cidades, municípios, prefeituras, bairros e distritos, também poderão concorrer.

A IBM abriu inscrições para o projeto Smarter Cities Challenge 2014 (SCC), programa mundial da companhia que tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento socioeconômico das cidades e capacitar líderes globais.

IBM_SmarterCities_env_071

No próximo ano, o programa será ampliado e, além das prefeituras, os órgãos governamentais regionais, incluindo cidades, municípios, prefeituras, bairros e distritos, também poderão concorrer. Para participar da iniciativa, os interessados precisam se inscrever pelo site www.smartercitieschallenge.org, até o dia 8 de novembro, e apresentar projetos em áreas que envolvam a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento econômico da região.

A cidade vencedora receberá uma equipe de executivos da IBM, de diferentes nacionalidades e áreas de atuação, que permanecerá por cerca de um mês na região trabalhando nos projetos municipais, contribuindo com experiência, conhecimento e prática nas questões críticas.

Ao ampliar o programa, a IBM acredita na importância e sucesso que o Smarter Cities Challenge conquistou em seus três primeiros anos de existência. A companhia investe, além do dinheiro – cerca de US$ 400.000 -, no treinamento dos executivos envolvidos, que são preparados para a convivência com os costumes locais. São três meses de capacitações, nos quais estes profissionais têm a oportunidade de se familiarizar com a cultura, realidade política e socioeconômica da região. Estudar a fundo os problemas indicados e contribuir para que a cidade possa lidar com os principais desafios nas áreas de desenvolvimento econômico, água, energia e meio ambiente, serviços sociais e de saúde, transporte e segurança pública fazem parte da missão destes executivos.

No Brasil, em 2013, Porto Alegre foi a cidade escolhida e como desafio foi proposto um plano para torná-la mais cognitiva. Curitiba e Rio de Janeiro também já foram contempladas com a vinda dos executivos nos anos anteriores. “Um dos objetivos do Smarter Cities Challenge é ajudar líderes de cidades a reunir dados e organizar a comunidade em torno de um conjunto de fatos comuns. Nós acreditamos que nosso programa possa ser um recurso especialmente valioso para os novos prefeitos, com quem podemos compartilhar estratégias de sucesso colocadas em prática em outros lugares. Estamos muito felizes com a recepção que este programa tem conquistado em todo o mundo ao longo desses três anos”, afirmou em comunicado Alcely Barroso, executiva de Cidadania Corporativa da IBM Brasil.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor