Infosys leva multa pesada por fraude em vistos

HOME

A empresa indiana de serviços de TI Infosys será multada pelo governo norte-americano em US$ 35 milhões,  pelo uso indevido do visto para “visitante a negócios”. Segundo fontes próximas ao assunto ouvidas pelo The Wall Street Journal, a decisão deve ser anunciada amanhã, 30 de outubro. Os investigadores do Departamento de Segurança Interna concluíram que funcionários

A empresa indiana de serviços de TI Infosys será multada pelo governo norte-americano em US$ 35 milhões,  pelo uso indevido do visto para “visitante a negócios”. Segundo fontes próximas ao assunto ouvidas pelo The Wall Street Journal, a decisão deve ser anunciada amanhã, 30 de outubro.

infosys

Os investigadores do Departamento de Segurança Interna concluíram que funcionários da Infosys que entraram no país para trabalhar usaram o visto do tipo B1, usado para viagens de negócios. O visto apropriado para trabalhadores provisórios em território americano é o H-1B, muito mais caro e difícil de ser obtido, pois demanda várias entrevistas com o corpo consular e comprovação de documentos. Não há informações de quantos funcionários tiveram o visto fraudado.

Ainda de acordo com as fontes, a estratégia permitiu a Infosys afetar o desempenho de concorrentes em licitações relacionadas a programação, contabilidade e outros trabalhos realizados para seus clientes. A Infosys é fornecedora de serviços para Cisco, WalMart e o banco de investimentos Goldman Sachs.

Procurado pelo periódico, o grupo indiano recusou a comentar o caso.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor