Lojas Cem escolhe IBM para aprimorar atendimento ao cliente

Negócios

 A rede Lojas Cem, uma das maiores revendedoras de móveis e eletrodomésticos do País, com sede em Salto (SP) e 210 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, optou por renovar toda a sua infraestrutura de TI com soluções IBM, anunciou a empresa norte-americana. Com o objetivo de

 A rede Lojas Cem, uma das maiores revendedoras de móveis e eletrodomésticos do País, com sede em Salto (SP) e 210 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, optou por renovar toda a sua infraestrutura de TI com soluções IBM, anunciou a empresa norte-americana. Com o objetivo de dar suporte ao crescimento dos negócios da companhia, sem queda na qualidade do atendimento ao cliente final, a rede implementou um novo mainframe IBM e uma solução completa de armazenamento de dados para apoiar seu plano de negócios para os próximos anos. Em 2006, a empresa passou a integrar o seleto grupo de companhias brasileiras com faturamento superior a R$ 1 bilhão, e hoje, a expectativa é que as operações cresçam 15% ao ano até 2015.

IBM

Com investimento total de R$ 3 milhões e gerenciando os dois projetos separadamente, em um primeiro momento a rede substituiu o antigo mainframe IBM – que já operava há 15 anos (a empresa trabalhava com tecnologia de mainframe IBM desde a década de 80) – pelo modelo IBM z114, um servidor que oferece mais facilidade de expansão e eficiência energética. Feita em apenas dois meses, a migração ocorreu sem nenhum impacto nas operações da rede e estendeu a vida útil dos aplicativos.

Em um segundo momento, já com o novo mainframe rodando todas as aplicações da rede, a empresa deu início à implementação de um moderno ambiente de contingência, realizada pela Net Place, parceira de negócios da IBM para o interior de São Paulo. A infraestrutura tem o objetivo de acelerar a capacidade de armazenamento do sistema e o acesso aos aplicativos, criar redundância e prover backup automático sem a necessidade de intervenção humana. “A maioria das soluções que encontramos no mercado exigia comandos de um técnico para que o site de contingência assumisse por completo a operação do sistema em caso de queda”, afirma Roberto Benito Junior, diretor de TI da Lojas Cem. “O projeto da IBM é mais robusto e nos proporciona maior segurança. Nosso volume de vendas já estava colocando a antiga tecnologia no limite, e se o sistema caísse, a performance de toda a rede ficaria comprometida. Desde a ativação do novo mainframe, contudo, não tivemos nenhuma queda, mesmo em períodos de pico”, destaca.

Segundo o comunicado de imprensa, a tecnologia IBM trouxe suporte adequado à operação da Lojas Cem, além de proporcionar mais agilidade nas operações como um todo, o que reflete no atendimento direto ao cliente da empresa. O principal benefício da solução é a performance do sistema, que ficou dez vezes mais rápida. “O projeto abriu um novo horizonte para soluções e aplicativos”, afirma o executivo, ressaltando que é a própria equipe interna da rede que desenvolve todos os softwares e aplicações que rodam no sistema (controles de estoque, de atendimento e CRM, entre outros). “Agora nossa equipe pode dar foco total na expansão do negócio, o que é essencial para nós”, finaliza Benito.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor