Tim usa solução da HP para distribuir cartões SIM

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A TIM e a HP Communications and Media Solutions anunciaram uma parceria para a distribuição de SIMcards da operadora.  A plataforma DSP da HP modificou radicalmente a forma como o abastecimento de cartões é feito. “No processo offline, os cartões SIM já saem da operadora pré-ativados e são distribuídos nas lojas com a numeração pré-gravada nele”,

A TIM e a HP Communications and Media Solutions anunciaram uma parceria para a distribuição de SIMcards da operadora.  A plataforma DSP da HP modificou radicalmente a forma como o abastecimento de cartões é feito.

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“No processo offline, os cartões SIM já saem da operadora pré-ativados e são distribuídos nas lojas com a numeração pré-gravada nele”, explica o diretor de soluções de comunicação, mídia e entretenimento da HP, André Pinho. “Com o processo de ativação dinâmica, o chip sai da fábrica com a ativação pré-definida, mas que não é definitiva. Isso permite que a operadora tenha mais flexibilidade no processo de logística e abastecimento, pois a ativação acontece no momento em que o assinante adquire o chip no ponto de venda. A partir daí, é feita a identificação e só então o chip recebe a numeração definitiva”, completa Pinho.

A solução foi implementada pela TIM em São Paulo e no Rio de Janeiro. Até fevereiro próximo, será adotada nas outras regiões do País. O objetivo é reduzir o tempo que o consumidor espera para ativar sua linha e, principalmente, melhorar a logística desses itens. Antes era necessário ter a quantidade de chips programada para uma certa localidade e preparar outro pacote de chips para outra localidade, o que fazia a produção ser menos eficiente. No momento em que as ativações só são feitas nos pontos de vendas, o chip passa a ser o mesmo para qualquer lugar, otimizando o processo e gerando economia de escala.

A TIM vai integrar essa plataforma DSP com a solução de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM, na sigla em inglês) da HP. “As funcionalidades da solução de MDM (mobile device management) são a disponibilização de aplicativos específicos da TIM, gestão do terminal e a segurança dos dados. Ou seja: uma vez que o celular é perdido ou roubado, o assinante pode apagar todos os dados e bloquear o chip. Além das funções de administração para ativar um novo assinante, com configurações que a operadora precisa”, cita Pinho, da HP.


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