Banda larga móvel tem mais de 100 milhões de acessos em outubro

HOMEMobilidade

A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) revelou hoje relatório que aponta a marca de 122,4 milhões de acessos à internet em banda larga, fixa e móvel no Brasil. O número representa um crescimento de 43% em relação a igual período do ano passado. O documento aponta ainda que, nos últimos 12 meses, 37 milhões de novas

A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) revelou hoje relatório que aponta a marca de 122,4 milhões de acessos à internet em banda larga, fixa e móvel no Brasil. O número representa um crescimento de 43% em relação a igual período do ano passado. O documento aponta ainda que, nos últimos 12 meses, 37 milhões de novas conexões foram adicionadas à base de clientes, ao ritmo de 84 novas conexões por minuto.

acesso móvel

Conforme o relatório, a evolução mais significativa em número de acessos verificada no período aconteceu no segmento móvel da banda larga, pelas redes de terceira e quarta geração. Essa modalidade de acesso registrou 54% de alta em relação a outubro de 2012. A internet rápida pela rede móvel alcançou um total de 100,8 milhões de acessos, sendo 85,6 milhões de conexões de celulares, incluindo os smartphones, e 15,2 milhões de terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina a máquina (M2M).

Houve avanço de 13% na cobertura da rede móvel 3G, no período de doze meses. 336 municípios espalhados pelo Brasil ganharam conectividade de terceira geração. Com isso, são 3.463 municípios conectados, onde moram 90% dos brasileiros. As redes 4G, que iniciaram operação comercial em abril, estão presentes em 74 cidades e contam com 731 mil conexões.

A banda larga fixa apresentou o avanço mais lento em relação às tecnologias móveis. O número de conexões fixas chegou a 21,6 milhões em outubro, 11% a mais que no mesmo período do ano passado. 1,7 milhões de conexões foram ativadas no último ano. Pelos números, 39% dos domicílios brasileiros urbanos têm internet de alta velocidade.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor