Empresas ainda relutam em adotar BI e BA

Big DataData StorageHOME

O desconhecimento das empresas sobre o potencial das ferramentas de inteligência de negócios (business intelligence (BI) e business analytics (BA), está afetando o crescimento estimado para o setor. A constatação é do diretor de pesquisas de BI do Gartner, João Tapadinhas, que falou à imprensa durante evento em São Paulo. O executivo explicou que houve

O desconhecimento das empresas sobre o potencial das ferramentas de inteligência de negócios (business intelligence (BI) e business analytics (BA), está afetando o crescimento estimado para o setor. A constatação é do diretor de pesquisas de BI do Gartner, João Tapadinhas, que falou à imprensa durante evento em São Paulo.

Stock Market Background

O executivo explicou que houve crescimento de 17% em 2011, mas que o índice caiu para 7% em 2012, o que surpreendeu os analistas de mercado. Para ele, as empresas começaram a repensar seus modelos de negócios e reduzir o ritmo de testes de novas tecnologias após a crise econômica daquele período.

“Muitas companhias fizeram investimentos em BI analítico e não tiveram o retorno esperado”, afirma o diretor do Gartner, que complementa: “Os fornecedores terão que ofertar soluções para que os usuários possam conectar as informações e fazer suas análises de forma independente, sem contar com o envolvimento do pessoal da área de TI. Novos paradigmas que o fornecedor tradicional hoje não está entregando”.

O big data, por exemplo, ainda está engatinhando. Pesquisa com 720 empresas ao redor do mundo revela que menos de 8% delas já usam essa tecnologia, 20% estão na fase de piloto ou experimentação, 18% estão desenvolvendo a estratégia e 19%, obtendo conhecimento. As demais não planejam adotá-la.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor