Estadão adotará paywall

e-MarketingHOME

Seguindo o rastro da concorrente Folha de São Paulo, o jornal O Estado de São Paulo adotará o modelo de paywall até o final do primeiro semestre de 2014. Hoje, os conteúdos podem ser lidos gratuitamente mediante cadastro. No modelo paywall, o leitor paga uma assinatura digital para acessar o conteúdo. Existem modalidades de paywall

Seguindo o rastro da concorrente Folha de São Paulo, o jornal O Estado de São Paulo adotará o modelo de paywall até o final do primeiro semestre de 2014. Hoje, os conteúdos podem ser lidos gratuitamente mediante cadastro.

estadão

No modelo paywall, o leitor paga uma assinatura digital para acessar o conteúdo. Existem modalidades de paywall em que parte do conteúdo é liberado, ou matérias em maior profundidade ficam restritas. Ainda não foi divulgado o modelo que o Estadão adotará.

O diretor de conteúdo do Estadão, Ricardo Gandour, informou no INMA Seminário Internacional 2013 que acredita que o formato paywall tende a crescer cada vez mais entre os veículos de comunicação brasileiros.

O Estadão é o 4º maior jornal do país com uma média da circulação de 235.217 em 2012, de acordo com a Associação Nacional de Jornais. As iniciativas digitais do jornal patinaram nos últimos anos. Além do infrutífero investimento no Second Life, o Estadão direcionou milhões de Reais para a criação de uma rede social, o Limão, que fracassou.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor