Google Brasil transfere DNS para EUA

e-MarketingHOME

Possivelmente prevendo a inevitabilidade da aprovação do marco civil, o Google transferiu seu serviço de DNS (sigla para Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínio) do Brasil para os Estados Unidos. A informação é da Renesys, empresa que monitora as atividades na internet em todo o mundo. Segundo a Renesys, o DNS do

Possivelmente prevendo a inevitabilidade da aprovação do marco civil, o Google transferiu seu serviço de DNS (sigla para Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínio) do Brasil para os Estados Unidos. A informação é da Renesys, empresa que monitora as atividades na internet em todo o mundo.

google2

Segundo a Renesys, o DNS do Google para a América Latina tinha parado de responder a consultas de São Paulo no mês passado, começado a encaminhá-las de volta para os EUA. Ao remover a resolução de DNS do Brasil, o DNS do Google agora passa a operar fora da jurisdição brasileira. O DNS funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios.

O Google admite a mudança, mas não revela o motivo. Para a Renesys, “parece apenas prudente que, ao saber da nova lei de privacidade no Brasil, o Google tenha começado o processo de descontinuidade de seus serviços no país, aguardando uma revisão da legislação”. E complementa: “Se o Google deixar o Brasil, como fez na China, poderá optar por investir em infraestrutura em outros países com leis mais a seu gosto. Esse desenvolvimento pode induzir a competição local, talvez com encorajamento do governo, como se viu no Baidu chinês e no Yandex russo. Não é necessariamente uma coisa ruim para o Brasil ou para a região como um todo, no longo prazo.”


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor