Lenovo assume liderança do mercado brasileiro

HOMENegócios

Dois anos antes do previsto, a Lenovo desbancou a Positivo como líder do segmento de notebooks e desktops. A informação foi divulgada no relatório trimestral da empresa chinesa, que deu destaque especial ao desempenho no Brasil. “Com uma forte execução da aquisição da CCE e uma nova fábrica no Brasil, o terceiro maior mercado de computadores

Dois anos antes do previsto, a Lenovo desbancou a Positivo como líder do segmento de notebooks e desktops. A informação foi divulgada no relatório trimestral da empresa chinesa, que deu destaque especial ao desempenho no Brasil.

Lenovo2

“Com uma forte execução da aquisição da CCE e uma nova fábrica no Brasil, o terceiro maior mercado de computadores do mundo, a Lenovo atingiu a liderança nesse mercado”, afirmou a empresa, informando que sua fatia atingiu 17,8%, sem citar a fonte.

Desde a aquisição da CCE, que teve por objetivo assumir a liderança do mercado em três anos, a Lenovo vem consolidando sua posição, investindo novarejo e no segmento B2B. O presidente mundial da companhia, Yang Yuanqing, disse  na data da aquisição que o Brasil era o único dos grandes mercados em que a empresa não estava entre as três maiores forças.

No Brasil, as marcas CCE e Lenovo continuam separadas, com estratégias próprias. A Lenovo está usando sua cadeia global de componentes para fabricação dos produtos da CCE, o que reduz os custos e aumenta a chance dos produtos no mercado.

Com uma fábrica inaugurada no início deste ano no interior de São Paulo, a estratégia da Lenovo foi lançar a CCE como marca de ataque, afetando as vendas dos concorrentes ao oferecer máquinas a preços acessíveis e qualidade competitiva.

Segundo informações de sua apresentação a investidores, a Lenovo é líder mundial em PCs com 17,7% de fatia de mercado, levemente à frente da HP (17,6%). A Lenovo informa que é maior vendedora de computadores nos mercados da China, Japão, Brasil, Alemanha e Rússia.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor