Médico transmite cirurgia com Google Glass

e-MarketingHOME

O médico Miguel Pedroso foi o primeiro cirurgião brasileiro a transmitir um procedimento no sistema digestivo pelo dispositivo do Google. O procedimento foi um colectomia, uma cirurgia de retirada parcial do cólon, e foi realizado no hospital São Camilo, em Salto, interior de São Paulo. O uso do óculos teve dois objetivos:  o cirurgião assistiu a

O médico Miguel Pedroso foi o primeiro cirurgião brasileiro a transmitir um procedimento no sistema digestivo pelo dispositivo do Google.

cirurgia_google_glass_1

O procedimento foi um colectomia, uma cirurgia de retirada parcial do cólon, e foi realizado no hospital São Camilo, em Salto, interior de São Paulo. O uso do óculos teve dois objetivos:  o cirurgião assistiu a vídeos de orientação do procedimento cirúrgico que estava realizando, comandados por voz, transmitiu e recebeu orientações de um médico a distância, através de um Hangout.

O experimento com o Glass faz parte do programa de treinamento “ColoLap”, que tem o objetivo de ensinar novas técnicas em cirurgias colorretais laparoscópicas. O curso é composto de aulas práticas, teóricas e materiais didáticos em vídeo, que mostram passo-a-passo a realização de uma laparoscopia colorretal.

A Onofre Consulting, empresa especializada em TI e mobile, cedeu o óculos para a ocasião e usou a experiência para ajudar a desenvolver uma aplicação específica para o uso de vídeos em procedimentos médicos.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor