SAP expande soluções para gestão de grandes volumes de dados

Data StorageFornecedores de SoftwareProjetos

Empresa anuncia três novidades para gestão de Big Data, entre elas o lançamento de uma aplicação específica para o setor de manufatura A SAP anunciou, em comunicado, a expansão de seu portfólio de produtos para gestão de grandes volumes de dados (Big Data). A primeira novidade é a integração da tecnologia de computação em memória SAP

Empresa anuncia três novidades para gestão de Big Data, entre elas o lançamento de uma aplicação específica para o setor de manufatura

big-data

A SAP anunciou, em comunicado, a expansão de seu portfólio de produtos para gestão de grandes volumes de dados (Big Data). A primeira novidade é a integração da tecnologia de computação em memória SAP HANA com Hadoop, plataforma para análise de dados de código aberto, desenvolvida pela Apache. A solução combina visão em tempo real com armazenamento de grandes volumes de dados, resolvendo um dos maiores problemas da gestão de Big Data: a conexão de soluções de análise e armazenamento, garante a empresa em documento cedido à imprensa.

“Nossa estratégia oferece uma abordagem única e integrada que combina os dados das empresas com informações adicionais, aperfeiçoando, assim, os processos de negócios, tais como o engajamento de clientes, a manutenção preventiva e a capacidade de reação da cadeia de suprimentos” afirma Steve Lucas, presidente da área de soluções de plataformas da SAP.

Dados em tempo real e com segurança
A SAP também anuncia parceria com a Intel e a Hortonworks, empresa que comercializa e implementa a plataforma Apache Hadoop. Pelo acordo, a SAP passa a oferecer aos seus clientes algumas de suas soluções de análise e gestão de informações com Hadoop e rodando com SAP HANA. A integração com Apache Hadoop faz parte da estratégia global adotada pela SAP para fornecer visões de negócios valiosas baseadas na fonte inesgotável de dados, cuja disponibilidade está fundamentada no armazenamento eficiente de grandes volumes de dados e na análise em tempo real.

Por meio do desenvolvimento de otimizações no hardware da Intel e de melhorias na codificação e decodificação que garantem níveis mais altos de segurança, a integração do Intel Distribution for Apache Hadoop com SAP HANA vai proporcionar patamares mais elevados de segurança e de capacidade de expansão, sem sacrificar os padrões de desempenho.

“As empresas precisam de soluções simples para lidar com Big Data que forneçam um panorama claro e em tempo real dos dados. E tudo isso dentro de um ambiente seguro para aprimorar os processos de negócios”, explica Boyd David, vice-presidente e gerente geral da divisão de software de data centers da Intel.

“Como uma revenda autorizada Hortonworks Data Platform, a SAP pode assegurar aos seus clientes que eles estão implementando uma arquitetura baseada em SAP HANA e Hadoop. Além disso as empresas terão total suporte da SAP”, afirma Shaun Connolly, vice-presidente de estratégia corporativa da Hortonworks.

Big Data para indústria manufatureira
A terceira novidade é o lançamento de uma aplicação de gestão de grandes volumes de dados para a indústria manufatureira, que se esforçam para basear sua produção na demanda e reagir de modo mais rápido e eficaz à evolução das necessidades do mercado. Contando com o desempenho da plataforma SAP HANA, a solução SAP Demand Signal Management ajuda a cumprir esses requisitos por meio das algumas operações, nomeadamente a captura de enormes volumes de sinais da parte final do ciclo de demanda (por exemplo, dos dados provenientes dos pontos de venda de varejistas), bem como de dados de pesquisa de mercado e sobre sentimentos manifestados pelos consumidores.

Outro aspeto salientado pela empresa foi a geração em tempo real de informações com a finalidade de ajudar os gerentes das áreas de marketing, vendas e cadeia de suprimentos a serem mais proativos e tomarem melhores decisões. O SAP Demand Signal Management é, segundo o gigante alemão, a primeira de uma série de aplicações voltadas para a gestão de grandes volumes de dados que a SAP planeja lançar antes do final de 2013, incluindo a ferramenta analítica de fraudes, SAP Fraud Management, e a solução para engajamento de clientes SAP Customer Engagement Intelligence, que reúne as aplicações analíticas SAP Audience Discovery and Targeting, SAP Customer Value Intelligence, SAP Social Contact Intelligence e SAP Account Intelligence.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor