Serviços de TIC avançam 8,1% em setembro

HOMENegócios

Segundo apontou a  Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços no Brasil teve um crescimento nominal de 9,6% em setembro, em relação ao mesmo período de 2012. O crescimento apresentado foi  superior ao detectado em agosto (6,6%) e julho (9,1%).  Os serviços da categoria informação e

Segundo apontou a  Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços no Brasil teve um crescimento nominal de 9,6% em setembro, em relação ao mesmo período de 2012. O crescimento apresentado foi  superior ao detectado em agosto (6,6%) e julho (9,1%).  Os serviços da categoria informação e comunicação, que incluem os de tecnologia da informação e comunicações (TIC) registraram alta de 8,1%, acima das taxas de agosto (4,8%) e de julho (7,0%).

tic.2

Na quebra por estados, Goiás foi o que teve maior crescimento (16,7%) no segmento de TI e telecom, seguido pelo Distrito Federal (14%), Rio de Janeiro, Santa Catarina e Ceará (por volta de 11,4%). Segundo a pesquisa, as menores taxas foram observadas no Rio Grande do Sul (0,2%), São Paulo (6,7%) e Minas Gerais (7,2%).

Na análise do trimestre, o setor de serviços como um todo obteve crescimento de 8,4% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2012, inferior ao crescimento observado no segundo trimestre (9,2%) e superior ao registrado no primeiro trimestre (7,6%). No período, o setor de serviços de informação e comunicação expandiu 6,6%.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor