51% das operações financeiras no Brasil são eletrônicas

HOMEMobilidadeNegócios

Mais da metade das operações bancárias no Brasil já é realizada por meios eletrônicos — mobile banking (celular e tablet) e internet —, conforme apurou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) junto a cinco instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, HSBC, Itaú Unibanco e Santander. O estudo mapeou que, no primeiro semestre deste ano, a

Mais da metade das operações bancárias no Brasil já é realizada por meios eletrônicos — mobile banking (celular e tablet) e internet —, conforme apurou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) junto a cinco instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, HSBC, Itaú Unibanco e Santander.

Mobile

O estudo mapeou que, no primeiro semestre deste ano, a participação média mensal dos canais internet e mobile foi de 51%, an46% em igual período de 2012.

Segundo a Febraban, a maior responsável pelo aumento da relevância dos meios digitais nos últimos anos é a plataforma mobile, composta por aplicativos de bancos instalados em smartphones e tablets.

De junho de 2012 a junho de 2013, a participação do canal móvel subiu de 3% para 6,2% do total de transações na amostra dos cinco bancos selecionados. A quantidade de transações no canal mobile nesse mesmo grupo passou de 244 milhões, no primeiro semestre de 2012, para 822 milhões, no mesmo período do ano seguinte — um aumento de 237%.

A entidade ressaltou a importância de se tomar cuidados básicos de segurança ao utilizar os serviços financeiros pelos dispositivos móveis.

Em um dos bancos pesquisados, a participação do mobile já chega a 10% das transações totais.

Além de divulgar o levantamento, a Febraban ressaltou a importância de se observar a segurança ao usar os canais eletrônicos. A entidade desaconselha o uso de smartphones desbloqueados ilegalmente, devido á facilidade de invasão por crackers.

A federação dos bancos alerta também para a importância dos programas de proteção contra software malicioso (malware). Dependendo do sistema operacional do aparelho, como Android ou iOS, há diversas opções de ferramentas de segurança, como Avast e Norton.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor