8,5 mil reclamações foram registradas durante a Black Friday 2013

E-commercee-MarketingHOMENegócios

O site Reclame Aqui registrou 6% mais reclamações que na edição de 2012 da liquidação denominada Black Friday, inspirada na grande queima promovida nos EUA após o feriado de ação de graças. No total, foram 8,5 mil queixas, contra 8 mil de 2012. Mesmo assim, a Black Friday brasileira foi considerada um sucesso pela Câmara

O site Reclame Aqui registrou 6% mais reclamações que na edição de 2012 da liquidação denominada Black Friday, inspirada na grande queima promovida nos EUA após o feriado de ação de graças. No total, foram 8,5 mil queixas, contra 8 mil de 2012.

reclamação

Mesmo assim, a Black Friday brasileira foi considerada um sucesso pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), que apresentou os resultados oficiais da liquidação. Na opinião da entidade, houve evolução em relação à edição anterior. Em 2012, foram 541 mil pedidos realizados. Em 2013, 964 mil operações concluídas. O valor faturado em 2013 foi de R$ 429 milhões – superando a expectativa de R$ 340 milhões – , contra os R$ 217 milhões de 2012.

Lentidão, falhas de acesso e pedidos perdidos antes do pagamento ainda foram o principal problema, mesmo com os investimentos feitos pelas lojas participantes em infraestrutura tecnológica, comunicação e atendimento. Porém, levando-se em conta o volume de transações concentrado em um único dia (964 mil ), as empresas de e-commerce consideraram o resultado satisfatório. Mas quem perdeu as oportunidades por causa de falhas técnicas não ficou feliz.

A dificuldade em localizar as ofertas no sites, que nem sempre destacaram adequadamente os produtos dentro da promoção, também foi um dos fatores que motivaram as reclamações dos consumidores. Se fossem melhores sinalizadas, as ofertas ajudariam nas vendas e evitariam um bom volume de queixas.

Com base nos resultados apurados, a camara-e.net considera que a Black Friday, mesmo carente de melhorias, consagra-se definitivamente no calendário brasileiro de datas comemorativas, classificando-se em sexto lugar em volume de vendas, ficando atrás apenas das principais datas comemorativas do e-commerce, ou seja, Natal, Dia das Crianças, Dia das Mães, Dia dos Pais e do Dia dos Namorados.

Vale notar que, conforme apuração da B!tMag Brasil, muitas das ofertas da Black Friday continuam em vigor, inclusive com descontos ainda mais agressivos que no evento. Por exemplo, uma TV de 50 polegadas da LG pode ser encontrada, até o fechamento desse artigo, com R$ 800 de desconto no Submarino, além de diversos produtos, como tablets, notebooks e smartphones com preços convidativos. Quem esperou pode ter feito um bom negócio.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor