Brasil lidera ranking em lixo eletrônico

EmpresasNegócios

O relatório publicado pela ONG StEP Initiative mostra que o Brasil se encontra no topo do ranking dos países que mais produzem lixo eletrônico na América Latina. Segundo os dados apresentados, o Brasil gerou 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico no ano de 2012. A pesquisa faz parte de uma iniciativa da ONU para medir o nível de

O relatório publicado pela ONG StEP Initiative mostra que o Brasil se encontra no topo do ranking dos países que mais produzem lixo eletrônico na América Latina. Segundo os dados apresentados, o Brasil gerou 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico no ano de 2012.

Apenas 3% dos brasileiros encaminha aparelhos celulares para reciclagemA pesquisa faz parte de uma iniciativa da ONU para medir o nível de lixo eletrônico produzido no mundo. De acordo com o relatório divulgado, o Brasil colocou dois milhões de toneladas de componentes eletrônicos no mercado em 2012, dos quais 1,4 milhão foram parar no lixo. Em média são cerca de sete quilos de lixo para cada cidadão brasileiro.

Na tabela do ranking de países da América Latina, o  México ocupa o segundo lugar, com um milhão de toneladas de material eletrônico descartado.

Apesar do volume gerado pelo Brasil, os Estados Unidos continuam a ser o país que mais produz lixo eletrônico a nível mundial. Em 2012, o país descartou quase dez milhões de toneladas de material eletrônico não reaproveitável, o equivalente a 29,8 quilos para cada cidadão americano.

Segundo os analistas, a produção de componentes eletrônicos deve ter um aumento de 33% até 2017, atingindo a marca de 65,4 milhões de toneladas de e-waste produzido e descartado em todo o planeta.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor