Ceitec inicia produção de chip para o programa Siniav

EmpresasNegócios

A Ceitec S.A., empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), iniciou a produção em volume do chip CTC13100. Projetado para o uso por empresas que desenvolvem soluções para o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav), o chip RFID UHF (ultra alta frequência) atende ao protocolo Denatran G0 (geração 0)

A Ceitec S.A., empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), iniciou a produção em volume do chip CTC13100. Projetado para o uso por empresas que desenvolvem soluções para o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav), o chip RFID UHF (ultra alta frequência) atende ao protocolo Denatran G0 (geração 0) e às normas de segurança e criptografia.

computer chip

De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Produtos & Negócios da Ceitec S.A., Reinaldo de Bernardi, a empresa vai disponibilizar o produto ao mercado para o desenvolvimento de tags a partir de março de 2014. “Trata-se de uma solução one-chip com desenvolvimento totalmente nacional. A Ceitec, além de ofertar o produto, tem todas as condições de dar o suporte técnico para qualquer empresa que queira desenvolver tags para uso no programa Siniav”, ressalta Bernardi.

As tags são etiquetas eletrônicas que serão instaladas nos para-brisas dos veículos para identificar toda a frota nacional conforme prevê o programa Siniav. Os sinais dessas tags serão captados por antenas instaladas em pórticos em ruas e estradas de todo o país, podendo fazer a leitura de dados como placa, modelo, marca, ano, potência e tipo de combustível, além da data e do horário em que o veículo passou por determinado local.

As informações obtidas serão enviadas por radiofrequência para bases de dados informatizadas locais e nacionais. Para o presidente da Ceitec S.A., Marcelo Lubaszewski, o início da produção em volume do CTC13100 demonstra a crescente presença da empresa no mercado de RFI. “O CTC13100 é mais um produto competitivo de nosso portfólio que chega ao mercado”, salienta Lubaszewski.

A Ceitec S.A. atua no segmento de semicondutores desenvolvendo soluções para identificação automática (RFID e smartcards) e para aplicações específicas (ASICs). Na fábrica são projetados, fabricados e comercializados circuitos integrados para aplicações como identificação de animais, medicamentos, hemoderivados, entre outros.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor