Dados podem ser transmitidos por som inaudível

HOME

Pesquisadores alemães divulgaram estudo demonstrando a possibilidade de criar redes por meio de sons emitidos em alta frequência, uma evolução de alto nível da antiga comunicação por modems e linhas telefônicas da década de 1990. Se usada para fins escusos, a técnica poderia viabilizar que um computador infectado por vírus especializado transmitisse dados maliciosos para outro

Pesquisadores alemães divulgaram estudo demonstrando a possibilidade de criar redes por meio de sons emitidos em alta frequência, uma evolução de alto nível da antiga comunicação por modems e linhas telefônicas da década de 1990. Se usada para fins escusos, a técnica poderia viabilizar que um computador infectado por vírus especializado transmitisse dados maliciosos para outro computador, mesmo que estivessem isolados de uma rede física ou wireless convencional.

onda sonora

A pesquisa foi publicada no The Journal of Communications, e foi liderada por especialistas do Instituto Fraunhofer de Comunicações, Processamento de Informações e Ergonomia.

Supostamente, a nova  técnica já estaria em uso para disseminar um vírus denominado badBIOS, que ainda não tem sua existência confirmada. Os alemães descartaram qualquer relação com os boatos sobre o vírus.

Na pesquisa, foi usado um notebook Lenovo  T400 com o sistema operacional Debian Linux embarcado. A velocidade de transmissão é muito baixa  (20 bits por segundo), mas suficiente para que o código enxuto de um vírus possa ser transmitido. Como a transferência é indetectável, em um dia inteiro seria possível transmitir uma quantidade razoável de dados, sem que o usuário desse conta.

“Conseguimos provar que o desenvolvimento de uma rede acústica pelo ar é possível em configurações que usam notebooks corporativos comuns”, afirma o artigo dos pesquisadores.

O estudo serve de alerta para que especialistas considerem equipamentos de som uma via de acesso quando desenvolverem sistemas de segurança. Hoje, o nível máximo de segurança consiste em isolamento completo da rede, para que mesmo contaminado localmente, um computador não consiga comunicar-se com outra máquina.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor