HP ultrapassa IBM em servidores

CloudEscritórioHOME

Mesmo com a retração do mercado global de servidores em 2013, que encolheu 3,7% no terceiro trimestre, segundo dados do IDC, a HP conquistou a primeira posição no ranking global de servidores, com 28,1% de participação. A empresa conseguiu um aumento de 1,5% em 2013. A IBM ocupa a segunda posição, com 23,4% da receita

Mesmo com a retração do mercado global de servidores em 2013, que encolheu 3,7% no terceiro trimestre, segundo dados do IDC, a HP conquistou a primeira posição no ranking global de servidores, com 28,1% de participação. A empresa conseguiu um aumento de 1,5% em 2013.

servidores hp

A IBM ocupa a segunda posição, com 23,4% da receita do setor, registrando uma queda de 19,4% ano a ano. A Dell também sofreu perdas da ordem de 6%, mas manteve o terceiro lugar, com 16,2% da receita global.  Plataformas próprias, como Quanta, Wistron e Compal, tiveram a demanda aumentada em 45,2%.

O mercado global de servidores, que faturou US$ 12,1 bilhões nos últimos 12 meses, tem sofrido quedas consecutivas nos últimos trimestres. A maior causa dessa queda é o arrefecimento do ritmo de novas aquisições. Hoje as empresas estão entre ciclos de substituição, mas o IDC afirma que 2014 o mercado se recuperará, dado o novo ciclo que se inicia.

A demanda por servidores rodando Unix puro tem diminuído. No período apurado, a baixa foi de 31,3% na receita. Com 11,3% de participação global, foi o pior resultado nos trimestres do ano.

O Linux tem tomado o espaço do Unix, com 28% do mercado, um claro reflexo da necessidade de infraestrutura de cloud computing, big data e facilidade de interoperabilidade entre sistemas heterogêneos.

 

 

 

A briga pelo mercado mundial de servidores está acirrada. Com a necessidade crescente de infraestrutura capaz de lidar com o fluxo de dados cada vez maior, os fabricantes disputam com unhas e dentes uma participação maior de mercado.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor