Malware comprometeu 2 milhões de contas em serviços online

HOMESegurança

Mais de 2 milhões de contas do Google, Yahoo, Twitter, Facebook e LinkedIn foram comprometidas após captura de dados de login por meio de um malware. O alerta é da empresa de segurança digital Trustwave. Crackers utilizaram o Pony, um malware que opera de forma diferente do usual. “Os sistemas de segurança da rede dos

Mais de 2 milhões de contas do Google, Yahoo, Twitter, Facebook e LinkedIn foram comprometidas após captura de dados de login por meio de um malware. O alerta é da empresa de segurança digital Trustwave.

malware

Crackers utilizaram o Pony, um malware que opera de forma diferente do usual. “Os sistemas de segurança da rede dos serviços não ofereceram problemas ou vulnerabilidades”, explicou Abby Ross, porta-voz da Trustwave. “Os usuários tiveram o malware instalado em suas máquinas e aí que foram roubadas as senhas. O Pony rouba os dados de autenticação estocados localmente, nos computadores das pessoas, ao mesmo tempo que captura os dados de login dos serviços online”, completa Ross.

O malware foi configurado para que os dados fossem mandados para um servidor na Holanda, que foi acessado pelos especialistas da Trustwave. A empresa recuperou as senhas e comunicou os provedores de serviço, para que seus usuários tomassem providências. Dentre os países que tiveram seus dados roubados, estão Estados Unidos, Cingapura e Tailândia.

Segundo a investigação apontou, o vírus pode ter origem russa, pois as primeiras menções ao Pony ocorreram em redes sociais russas, especificamente vk.com e odnoklassniki.ru

57% das contas roubadas são do Facebook, seguido por Yahoo (10%), Google (9%) e Twitter (3%). O Facebook já emitiu comunicado informando que seus usuários afetados já foram avisados.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor