Metade das conexões LTE está nos EUA e Canadá

4GHOMEMobilidade

A quarta geração (4G) de telefonia celular, também chamada de LTE (long term evolution), alcançou 157,7 milhões de conexões no mundo. O número foi revelado por estudo da Informa Telecoms & Media, divulgado pela 4G Americas. Metade das conexões ativas, cerca de 78,9 milhões, se originam dos EUA e Canadá. Outro mercado importante para o 4G

A quarta geração (4G) de telefonia celular, também chamada de LTE (long term evolution), alcançou 157,7 milhões de conexões no mundo. O número foi revelado por estudo da Informa Telecoms & Media, divulgado pela 4G Americas.

4g lte

Metade das conexões ativas, cerca de 78,9 milhões, se originam dos EUA e Canadá. Outro mercado importante para o 4G é o da Ásia/Pacífico, que responde por 41,6%, com 65,6 milhões de conexões, seguida de Europa Ocidental (5,44%), Oriente Médio (1,03%) e Europa Oriental (0,94%).

A América Latina ainda engatinha, ocupando a penúltima colocação do ranking, com 0,52% de share. A África é a única região geográfica atrás da AL, com 0,48%.

Segundo a 4G Americas, 31 redes LTE foram lançadas comercialmente até agora em 14 países da América Latina, incluindo o Brasil. A Informa contabilizou 818 mil conexões 4G em setembro na AL, sendo 552,6 mil acessos LTE  no Brasil, cerca de 67,5% do total na região.

Segundo a Anatel, que fez um levantamento mais recente, em outubro o Brasil contava com 730,5 mil acessos 4G. A previsão da Informa é de quase 1 milhão de acessos LTE na América Latina ao final do ano.

A internet de banda larga móvel, tanto em LTE como HSPA, cresceu 24% na América Latina, totalizando 168 milhões de acessos. Para a 4G Americas, a tendência na região é que as assinaturas GSM sejam trocadas pela banda larga móvel.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor