Microsoft traz sua nuvem para o Brasil

CloudHOME

O Azure, plataforma de cloud computing da empresa de Redmond, foi lançado oficialmente no Brasil, com infraestrutura de servidores local. A operação será sustentada por uma estrutura de data center que ficará em São Paulo, de onde partirá a oferta da plataforma. Mesmo sem servidores locais, a solução já estava em uso no País desde 2010. Boa

O Azure, plataforma de cloud computing da empresa de Redmond, foi lançado oficialmente no Brasil, com infraestrutura de servidores local. A operação será sustentada por uma estrutura de data center que ficará em São Paulo, de onde partirá a oferta da plataforma.

Windows Azure - apresentação redmond

Mesmo sem servidores locais, a solução já estava em uso no País desde 2010. Boa Vista Seguros e FBITS estão entre os usuários do serviço de cloud computing da multinacional.

Para expandir a área de atuação da solução, a Microsoft investiu US$ 1 bilhão para adicionar novos países aos 89 que já tem o serviço disponível localmente.

Mariano de Beer, presidente da Microsoft, declarou à IT Web que a empresa prefere dizer que está disponibilizando uma plataforma em vez de data center. Isso significa que a empresa deverá alocar máquinas próprias em instalações de terceiros, com gerenciamento integral de equipes próprias.

A nova infraestrutuestrutura também abrigará localmente o Office 365, o pacote de soluções de escritório baseado na nuvem. O provedor do serviço ainda não foi divulgado.

Com equipamentos locais, espera-se que a operação nacional tenha um incremento dramático na disponibilidade do serviço, da ordem de 10 e 20 vezes. A latência também será bastante minimizada. Com a melhoria de infraestrutura, a gigante projeta que 3,5 mil clientes no Brasil passarão a utilizar o serviço.

Isso sem contar que deverá agradar o governo. Após o escândalo de espionagem da americana NSA, a presidente Dilma Rousseff vem defendendo a hospedagem de serviços em nuvens hospedadas dentro do país.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor