Nova diretora do Ibict reafirma compromisso com a preservação digital

EmpresasNegócios

A diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), Cecília Oliveira Leite, afirmou que seguirá a trajetória da entidade de repassar informações e tecnologia para a comunidade. Ela assumiu o cargo, em 7 de novembro, após um Comitê de Busca avaliar o currículo dos candidatos. De acordo com a diretora, seguirão com o

A diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), Cecília Oliveira Leite, afirmou que seguirá a trajetória da entidade de repassar informações e tecnologia para a comunidade. Ela assumiu o cargo, em 7 de novembro, após um Comitê de Busca avaliar o currículo dos candidatos.

cidade digital

De acordo com a diretora, seguirão com o apoio do Ibict, iniciativas como as da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana). “A Rede Cariniana desenvolve um trabalho de destaque na formação de parcerias com instituições de pesquisa e ensino. Seguindo essa linha, o Ibict vem participando de projetos onde está, cada vez mais, inserido nas ações das instituições de ensino”, destacou Cecília durante o 2° Encontro Nacional da Rede Cariniana, em Brasília, na última sexta-feira (29/11).

Essa rede é um programa de preservação de documentos eletrônicos com o objetivo de garantir o acesso aos conteúdos armazenados digitalmente. Para o diretor da Biblioteca da Universidade de Brasília, Emir José Suaiden, esse será um instrumento poderoso que ficará disponível para todos os pesquisadores.

“No tempo da sociedade industrial, o Brasil teve muitos problemas em preservar o seu patrimônio bibliográfico documental. A revolução tecnológica nos dá essa oportunidade. Teremos amplas condições de difundir esse patrimônio para as bibliotecas, centros e redes de informação e, com isso, impactar a geração da produção científica brasileira”, avaliou.

A Rede Cariniana guarda periódicos científicos e livros eletrônicos. A plataforma deverá preservar também outros documentos, como teses, dissertações, anais eletrônicos e coleções especiais.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor