PCs podem ter queda recorde de vendas em 2013

HOMENegócios

O IDC divulgou estudo que aponta uma possível queda de 10,1%  na venda global de computadores até o final de 2013. É o pior índice dos últimos seis trimestres. Até o final do ano, cerca de 314,8 milhões de computadores para uso pessoal serão vendidos, 15% menos do que as vendas em relação ao mesmo

O IDC divulgou estudo que aponta uma possível queda de 10,1%  na venda global de computadores até o final de 2013. É o pior índice dos últimos seis trimestres.

pcs

Até o final do ano, cerca de 314,8 milhões de computadores para uso pessoal serão vendidos, 15% menos do que as vendas em relação ao mesmo período do ano passado. No mercado corporativo, a queda será de 5%. A projeção é que, até 2017, o mercado de computadores pessoais cresça apenas 0,4% ao ano nos EUA e 4,8% em países emergentes, sendo que notebooks devem crescer cerca de 2,2% nas nações em desenvolvimento.

Segundo o IDC, a baixa procura pelos desktops está diretamente ligada a dois motivos: a falta de interesse das pessoas em substituir suas máquinas atuais e a crescente demanda dos dispositvos móveis, como tablets e smartphones.

“Não há qualquer sinal de crescimento que vá além do esperado para a substituição dos sistemas existentes”, declara Jay Chou, analista sênior da IDC. “Os computadores ainda são usados mais horas por dia do que tablets ou celulares. Como resultado, a expectativa de vida do PC continua a aumentar, mas limita o crescimento do mercado”, conclui.

A instabilidade econômica, sentida em diversos países,  tem incentivado o consumidor a manter sua máquina por mais tempo. Outro fator que contribuiu para que as vendas retraíssem para os mesmos níveis registrados em 2008 foi a acomodação do mercado. Agora as vendas refletem a substituição gradativa dos equipamentos. Finalmente, o aumento exponencial do poder das máquinas acabou desencorajando a compra, uma vez que a configuração média é capaz de rodar tudo o que o usuário comum necessita.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor