Serviço de internet 4G chega a 74 municípios do país

4Ge-MarketingEmpresasMobilidadeNegócios

A oferta da tecnologia de banda larga móvel 4G foi uma das principais novidades de 2013 na área de telecomunicações brasileiras. Com o final do ano à porta, 74 municípios já tem acesso a este serviço, incluindo as cidades onde vão decorrer os jogos da Copa do Mundo. As primeiras cidades começaram a receber o 4G

A oferta da tecnologia de banda larga móvel 4G foi uma das principais novidades de 2013 na área de telecomunicações brasileiras. Com o final do ano à porta, 74 municípios já tem acesso a este serviço, incluindo as cidades onde vão decorrer os jogos da Copa do Mundo.

ce28ed525020bb6b16983cbb33e9862d_XL

As primeiras cidades começaram a receber o 4G em abril deste ano, e, de acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal, o serviço já chegou a 74 municípios. O sindicato prevê ainda que até o dia 31 de dezembro todas as prestadoras do serviço estejam operando nas capitais que sediarão os jogos da Copa do Mundo.

Já a Anatel é mais ambiciosa e prevê a expansão para todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes até maio de 2014. O levantamento mais recente da Agência Nacional mostra que 730,57 terminais de banda larga 4G foram adquiridos no país.

Para o ano que vem, a Anatel pretende licitar outra faixa de frequência para a oferta de 4G. Para isso, será preciso realocar alguns canais de televisão que atualmente ocupam esse espectro. A Anatel já aprovou uma proposta de destinação da faixa de 700 megahertz para a tecnologia 4G, estabelecendo que os custos da realocação e da proteção contra possíveis interferências nos canais de televisão que ocupam essa faixa deverão ser bancados pelas empresas de telefonia.

Para reduzir o preço dos smartphones produzidos no país, o governo implementou a desoneração dos impostos federais PIS/Cofins dos aparelhos. A medida foi aprovada pela Lei 12.715/2012, que incluiu smartphones com valores até 1500 reais.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor