Anatel exigirá velocidade mínima para edital de 700 Mhz

e-MarketingHOME

Pela primeira vez, a Anatel incluirá na lista de exigências para licitação de espectro o cumprimento de uma velocidade mínima de conexão. O edital das faixas de 700 MHz, que está sendo elaborado pela agência reguladora, muda o foco anterior, que era a cobertura por número de municípios, e determina que haja ofertas de determinadas

Pela primeira vez, a Anatel incluirá na lista de exigências para licitação de espectro o cumprimento de uma velocidade mínima de conexão.

antena banda larga 700 mhz

O edital das faixas de 700 MHz, que está sendo elaborado pela agência reguladora, muda o foco anterior, que era a cobertura por número de municípios, e determina que haja ofertas de determinadas velocidades de serviços de banda larga móvel.

No entanto, a exigência de velocidade não está restrita ao espectro de 700 Mhz, podendo ser provida por qualquer espectro e tecnologia que elas tenham disponível. Inclusive faixas não-licenciadas, como Wi-Fi poderão ser utilizadas.

Como o edital prevê metas para longo prazo, o desafio agora é apurar dados para o dimensionamento das metas. A agência precisa saber qual o limite operacional e o tipo de rede mais adequado à cada estação radiobase (ERB), para, a partir daí, poder projetar o custo de obrigar as empresas a terem determinadas ofertas de banda larga móvel. Essa equação é essencial para saber o preço que será estabelecido para a faixa de 700 MHz.

Além da exigência de oferta de determinadas qualidades de serviço, a agência deverá incluir no edital obrigações em relação ao backhaul das ERBs, determinando os casos em que essa estrutura deverá ser necessariamente ótica e quando isso não é necessário.

A mudança ajudará a resolver um impasse que existe com as operadoras. Com as frequentes reclamações osbre a velocidade das conexões, as empresas passaram a comercializar os pacotes de banda larga por franquia de dados ou por termos genéricos, como “velocidade 4G”, ou “velocidade 3G”, colocando apenas em contrato as velocidades mínimas, que normalmente são muito baixas.

A faixa de frequência de 700 MHz é atualmente utilizada pelos canais 52 a 69 da TV aberta analógica, que estão sendo migrados para o sistema digital.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor