Apple já está na maior operadora do mundo

Mobilidade

A Apple lançou oficialmente o seu iPhone na China Mobile, abrindo a porta à maior operadora do mundo e aos seus 763 milhões de subscritores. Para sublinhar a importância do acontecimento, Tim Cook, CEO da empresa norte-americana, esteve na principal loja da operadora com o chairman da China Mobile Xi Guohua, a assinar iPhones, oferecer

A Apple lançou oficialmente o seu iPhone na China Mobile, abrindo a porta à maior operadora do mundo e aos seus 763 milhões de subscritores.

Apple Launches iPhone 5s And 5c In China

Para sublinhar a importância do acontecimento, Tim Cook, CEO da empresa norte-americana, esteve na principal loja da operadora com o chairman da China Mobile Xi Guohua, a assinar iPhones, oferecer alguns equipamentos e tirar fotografias com os clientes.

O negócio há muito esperado pode mudar o mercado de smartphones na China, com a Samsung a ser líder de mercado e uma rival local, a Xiaomi Tech, a ganhar terreno. Segundo a empresa de estudos de mercado Canalys, a Samsung teve 21 por cento de quota na China, no terceiro trimestre de 2013, com a Apple na quinta posição com apenas seis por cento.

A chegada do iPhone ao país pode ser uma “faca de dois gumes” para a operadora chinesa, com alguns analistas a prever uma guerra de contratos de subscrição entre as operadoras concorrentes para ganhar clientes. “Não vejo uma guerra de preços a chegar com a Apple mas acho que vamos ver uma guerra de subscrições”, afirmou o managing director da empresa RedTech Advisors Michael Clendenin.

Espera-se que as vendas do iPhone através da China Mobile cheguem às 12 milhões de unidades no ano fiscal de 2014, com os contratos de subscrição a crescer desde os 27 bilhões de yuan para 42,4 bilhões de yuan (cerca de 16,5 bilhões de reais).

Para o básico iPhone 5S de 16 GB, sem contrato de subscrição, a China Mobile está a cobrar 5288 yuan (pouco mais de dois mil reais), o mesmo que o site da Apple na China. A operadora cobra 4488 yuan pelo iPhone 5C básico, o mesmo que o site da Apple no país.

A China Unicom Hong Kong e a China Telecom Corp cortaram os preços dos iPhones para 1288 yuan depois do anúncio em que a Apple e a China Mobile tinham assinado o acordo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor