Falha na Internet provoca revisão da proteção da rede na China

FirewallSegurança

Uma falha no Grande Firewall da China que fez com que milhões de internautas fossem ironicamente reencaminhados para a página inicial de uma empresa norte-americana especializada em ajudar pessoas a evitar a censura de Pequim à rede. Esta semana, centenas de milhões de pessoas que tentavam visitar os sites mais populares da China, acabaram por

Uma falha no Grande Firewall da China que fez com que milhões de internautas fossem ironicamente reencaminhados para a página inicial de uma empresa norte-americana especializada em ajudar pessoas a evitar a censura de Pequim à rede.

China Google

Esta semana, centenas de milhões de pessoas que tentavam visitar os sites mais populares da China, acabaram por ser redirecionados para a Dynamic Internet Technology (DIT). Esta é uma empresa que vende aos usuários chineses serviços sob medida contra a censura online.

Consta que um erro humano seja a provável causa deste erro. Os especialistas disseram que a avaria pode ter sido resultado de um ataque de hackers.

A DIT está ligada ao Falun Gong, um grupo espiritual banido na China que foi responsabilizado por ataques de hackers no passado.

O porta-voz da chancelaria chinesa, Qin Gang, disse apenas “Eu não sei quem fez isso ou de onde veio, mas o que eu quero salientar é o que isso nos faz lembrar mais uma vez que a manutenção da segurança da Internet precisa de uma fortalecida cooperação internacional. Isso mostra mais uma vez que a China é uma vítima de hackers.”

A estatal Centro de Informação da Rede de Internet da China (CIRIC) disse que “o ataque” à Internet do país está sob investigação.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor