Google e montadoras equiparão carros com Android

HOMEMobilidade

O Google anunciou segunda-feira, 6 de janeiro, a criação da Open Automotive Alliance (OAA), um grupo de trabalho que tem como objetivo levar o sistema Android para os painéis dos automóveis. Em um primeiro momento, Audi, GM, Honda e Hyundai figuram como membros da OAA. Outras montadoras podem se afiliar e participar da aliança. A Nvidia também faz

O Google anunciou segunda-feira, 6 de janeiro, a criação da Open Automotive Alliance (OAA), um grupo de trabalho que tem como objetivo levar o sistema Android para os painéis dos automóveis.

audi

Em um primeiro momento, Audi, GM, Honda e Hyundai figuram como membros da OAA. Outras montadoras podem se afiliar e participar da aliança.

A Nvidia também faz parte da aliança, de olho no potencial de venda de hardware que a adoção maciça do Android representará. A ideia é equipar os carros com o Tegra K1, chip de baixo consumo que reúne as funções de CPU, GPU e controladores. A OAA espera que outros fabricantes de chips, como Qualcomm, Samsung e MediaTek, façam parte do grupo no futuro.

Hoje, a oferta de sistemas embarcados é dividida por sistemas proprietários e pela Microsoft, que equipa os carros da Ford com o SYNC. O sistema controla a central de entretenimento e comunicação dos carros de alto padrão da montadora norte-americana.

O Google espera que os primeiros veículos embarcados com Android cheguem ao mercado ainda em 2014. A Apple, que criou iniciativa semelhante, denominada iOS in the Car, também terá seus primeiros dispositivos rodando até o final do ano.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor