IBM dobra desempenho dos servidores

Big DataBusiness IntelligenceCloudData Storage

A IBM anunciou a sexta geração da sua Enterprise X-Architecture, com os mais novos processadores Intel, otimizados para virtualização, cloud e Analytics. A companhia estudou o mercado e entendeu que com o aumento dos custos e das cargas de trabalho, não há espaço nos data centers para servidores de baixo desempenho. Para ir de encontro às exigências

A IBM anunciou a sexta geração da sua Enterprise X-Architecture, com os mais novos processadores Intel, otimizados para virtualização, cloud e Analytics.

ibmA companhia estudou o mercado e entendeu que com o aumento dos custos e das cargas de trabalho, não há espaço nos data centers para servidores de baixo desempenho. Para ir de encontro às exigências do mercado, a IBM apostou em uma nova geração de servidores, com o dobro do desempenho.

Os modelos System x3850 X6, com quatro soquetes, System x3950 X6 com oito soquetes, e o Flex System x880, além do servidor de armazenamento M4 BD x3650 System, um rack de dois soquetes com suporte para até 14 unidades de entrega de até 56 terabytes de armazenamento de alta densidade, já estão disponíveis para entrega.

Adriano Bolzani, executivo da área de servidores da IBM Brasil, explicou que “Temos condições de entregar as primeira unidades, ainda importadas, no fim de março. Mas a intenção é a fabricação local. Nos atrasamos um pouco no PPB, por isso, a produção aqui está prevista para iniciar no fim do segundo trimestre”.

A expectativa da IBM é de que os X6 atendam às necessidades de clientes de servidores da geração X5 e também dos novos clientes que apostam em implementações de SAP Hana, banco de dados, virtualização, e, principalmente, Cloud, Big Data e Analytics.

Os servidores X6 permitem personalizar o sistema para as necessidades atuais, proporcionando capacidade de reação à evolução das cargas de trabalho.

Alex Yost, Vice-Presidente responsável pela linha de negócios X86 da IBM afirma que “os novos servidores X6 entregam aumentos significativos, tanto em processamento quanto em escalabilidade de memória, oferecendo o máximo de desempenho para aplicações corporativas. X6 é o primeiro servidor IBM projetado desde o início para ser otimizado para a memória flash”.

Segundo a IBM, os servidores X6 podem fornecer menor latência para operações de banco de dados, reduzindo custos de licenciamento e de armazenamento, em alguns casos eliminando a necessidade de armazenamento externo SAN/NAS.

Já o FlashSystem 840 oferece quase o dobro da largura de banda e o dobro do desempenho, comparando com o modelo anterior FlashSystem 820. Com suporte para até 48 terabytes de capacidade utilizável em uma unidade de 2U, a all-Flash array também possui a tecnologia IBM MicroLatency que acelera significativamente o tempo de acesso aos dados. Desta forma, as organizações conseguem percepções acionáveis mais rápidas do que as análises de dados de tempo real.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor