Lucro da Totvs cai no quarto trimestre

EmpresasGestãoNegóciosResultados

A empresa de tecnologia Totvs registrou queda no lucro líquido do quarto trimestre. Apesar destes resultados, no balanço anual a companhia conseguiu obter um crescimento de oito por cento. Entre outubro e dezembro, o lucro líquido ficou em 60,7 milhões de reais. Analisa-se um recuo de 9,1 por cento, face ao mesmo período do ano

A empresa de tecnologia Totvs registrou queda no lucro líquido do quarto trimestre. Apesar destes resultados, no balanço anual a companhia conseguiu obter um crescimento de oito por cento.

financa-ecommerce

Entre outubro e dezembro, o lucro líquido ficou em 60,7 milhões de reais. Analisa-se um recuo de 9,1 por cento, face ao mesmo período do ano anterior.

Os custos operacionais da Totvs cresceram 22 por cento ano a ano, para 146,6 milhões de reais, enquanto as despesas operacionais subiram 24,9 por cento (184,2 milhões de reais).

No ano, o lucro foi de 223,1 milhões de reais ( cerca de 7,7 por cento sobre 2012,). A empresa justifica os resultados à redução de 20,2 por cento das despesas financeiras durante 2013.

A receita líquida atingiu 431,6 milhões de reais, crescimento anual de 19,4 por cento.

Em termos setoriais, o maior crescimento do ano veio de distribuição e logística. Por outro lado, o setor de manufatura e serviços financeiros teve sua fatia reduzida em 4,8 pontos percentuais.

A empresa justificou esta queda dizendo que “A queda de participação desse segmento na composição da receita total é fruto, principalmente, do processo de consolidação pelo qual esse setor tem passado nos últimos anos. Dentre os segmentos com orientação a serviços, destacamos a demanda pelas nossas soluções para transportadoras, distribuidores e atacarejos, que têm alavancado a participação do segmento de distribuição e logística.”

No ano passado, a Totvs deu início a um novo ciclo de aquisições. A companhia adquiriu cinco empresas (PC Sistemas, PRX, RMS, Seventeen e CiaShop) e conseguiu totalizar durante 2013, 89 milhões de reais.

Em relação ao futuro, a empresa diz que “A manutenção de investimentos é fundamental para a criação contínua de novos ciclos de crescimento sustentável da companhia, mesmo que o desempenho de curto prazo da receita fique abaixo do esperado”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor