Milhões tem dados do Snapchat divulgados

HOMESegurança

Cerca de 4,6 milhões de contas do aplicativo Snapchat foram acessadas por hackers e divulgadas publicamente. Números de telefone e nomes associados às contas foram disponibilizados no site snapchatdb.info, que já foi tirado do ar. Segundo os responsáveis pelo site, o intuito da publicação dos dados hackeados foi mostrar aos responsáveis pelo aplicativo a facilidade

Cerca de 4,6 milhões de contas do aplicativo Snapchat foram acessadas por hackers e divulgadas publicamente.

Snapchat2

Números de telefone e nomes associados às contas foram disponibilizados no site snapchatdb.info, que já foi tirado do ar. Segundo os responsáveis pelo site, o intuito da publicação dos dados hackeados foi mostrar aos responsáveis pelo aplicativo a facilidade de exploração de uma falha fatal de segurança. Como não desejavam prejudicar as pessoas expostas à falha do app, os dois últimos dígitos dos telefones acessados foram suprimidos da lista ventilada.

A falha havia sido relatada pelo coletivo hacker Gibson Security, que alega ter contatado a Snapchat e avisado sobre o problema, mas foi ignorado. Para alertar os usuários, o problema foi divulgado abertamente.

Além do acesso às contas, a vulnerabilidade daria acesso às mensagens trocadas trafegando pelos servidores do app. Se explorada de forma maliciosa, a falha poderia abrir brechas para o envio de spams. Ainda segundo os hackers responsáveis pela publicação dos dados dos usuários, as vulnerabilidades encontradas são básicas, facilmente evitáveis.

O hacker e especialista em segurança Robbie Trencheny disponibilizou um site onde é possível verificar se os dados pessoais foram publicados.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor